Topo

Taise Spolti

Prático e saudável: faça legumes grelhados com toque cítrico

Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti

Colunista do VivaBem

30/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não sei vocês, mas na grande maioria dos dias e da correria que nos consome, tudo que eu quero é praticidade na hora de consumir alimentos saudáveis, pois nem sempre há tempo para ficar em frente ao fogão preparando legumes e outros vegetais.

Se esse também é o seu caso —e mesmo que não seja, mas você quer uma receita prática e deliciosa—, usar uma bistequeira* ou uma frigideira para grelhar os vegetais é uma carta na manga, já que esse preparo mantém a textura de alguns alimentos e aumenta o sabor de outros. Além disso, é um ótimo acompanhamento para carnes e ainda uma forma criativa de aproveitar aqueles legumes que estão na geladeira quase estragando.

Fiz esses vegetais com um toque de limão, simplíssimo, mas você pode ousar mais e fazer um molho de iogurte ou chimichurri, o prato ficará delicioso

*Bistequeira é aquela frigideira em formato quadrado ou retangular, com frisos, para fazer carne ou grelhados diretamente no fogão.

Ingredientes

  • 1 abobrinha
  • 1 tomate
  • 1 batata-doce pequena
  • 1 batata inglesa
  • 1 limão
  • 1 colher (sobremesa) rasa de páprica defumada ou doce
  • 1 colher (chá) rasa de sal marinho
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • Salsinha ou cebolinha para finalizar

Preparo

Legumes grelhados - Taise Spolti - Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti

Lave e higienize bem todos os legumes, mantendo a casca. Corte as batatas (inglesa e doce) ao meio, no sentido do comprimento, e as cozinhe em uma panela com um pouquinho de sal e o ramo de alecrim. Deixe-as em ponto firme, quase cruas. Escorra a água e reserve o ramo de alecrim.

Corte o tomate e a abobrinha ao meio, também no sentido do comprimento.

Coloque metade do azeite na bistequeira (ou na frigideira) e aqueça. Passe em cada vegetal um pouco de sal, uma pitada de páprica e então coloque todos para grelhar, com a parte interna virada para a base da frigideira.

Acomode bem as batatas, a abobrinha e o tomate, um ao lado de outro, e coloque o ramo de alecrim bem no meio dos vegetais, para continuar dando sabor e aroma.

Mantenha o fogo médio a baixo e não se preocupe em passar muito tempo cozinhando, pois o ideal é manter o tomate, a abobrinha ou qualquer legume que você for usar inteiros, apenas selados. Quando for desligar o fogo, se quiser, finalize com a salsinha ou a cebolinha.

Sirva em um prato, regando os vegetais com sumo de 1 limão, raspas da casca desse limão que foi usado, o restante do azeite e, caso desejar, um pouco mais de sal.