Topo

Taise Spolti

Waffle delicioso, integral e sem lactose vai bem no café da manhã

Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti

Colunista do UOL

18/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi só eu ver uma forminha destas de waffle para fogão que me lembrei da infância, quando era comum as torradeiras serem de ferro e iam direto no fogão, assim como essa em formato de coração, linda e encantadora.

Eu sei que muitas pessoas já devem até ter comprado as máquinas de waffle, modernas e baratas também, com este mesmo formato, mas eu confesso que fazer ela torradinha no fogão fica bem melhor.

A massa é parecida com a de panqueca, mas mais densa, para poder crescer enquanto assa. Ela também é levemente doce e salgada ao mesmo tempo, mas nesta versão aqui, eu deixei ela sem açúcar, pois a farinha de trigo integral é mais adocicada que a branca e o leite de coco também auxilia no sabor doce em equilíbrio com o sal marinho. Também adicionei chia hidratada, deixando ela ainda mais integral e sacietógena, ou seja, aumentando a saciedade após o consumo.

A receita rende cinco waffles do tamanho tradicional.

Ingredientes:

  • 5 colheres (de sopa) de farinha de trigo integral
  • 2 ovos grandes
  • 1/2 xicara (de chá) de leite de coco integral
  • 1/2 xicara (de chá) de água
  • 1 colher (de chá) rasa de sal marinho
  • 1 colher (de sobremesa) rasa de chia
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó

Modo de preparo:

  1. Coloque a chia na xicara com água e espere ela se hidratar completamente. Misture todos os outros ingredientes no liquidificador e por fim adicione a chia hidratada com a água. Processe até formar uma massa homogênea. Caso você desejar ter essa massa de panqueca para usar ao longo da semana, apenas reserve-a dentro de um frasco fechado com tampa dentro da geladeira e use conforme a necessidade dos dias;
  2. Unte a forma de waffle e adicione a massa, feche e deixe que fique bem dourada em ambos os lados --ela deve ficar levemente crocante por fora e bem macia por dentro;
  3. Sirva com mel, frutas, manteiga, o que desejar. É uma delicia!