Topo

Taise Spolti

Vai passar feriado na praia? Veja 4 atitudes para curtir de forma saudável

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

14/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Feriado, verão e muitas cidades já com flexibilidade aumentada para permanência da população em bares e restaurantes ou, então, para aproveitar o sol na praia. Tenho muitas alunas que já estão arrumando as malas para aproveitar um dia que seja em frente ao mar, e sei (sabemos, na verdade) que a população que irá fazer o mesmo é grande.

Para conseguir aproveitar esse momento, tanto para quem já está curtindo desde sexta-feira, como para quem só vai conseguir aproveitar até segunda a noite, separei algumas dicas de ouro, ou melhor, coringas, para que tudo se torne mais saudável sem aquelas neuras de "projeto-verão" ou coisa parecida.

Para quem já está acostumado com uma alimentação mais saudável e hábitos leves, alguns itens aqui não são novidade, mas vale sempre lembrar que seu corpo não tem distinção de quando é feriado ou final de semana —para nosso organismo todo dia é dia, noite é noite, e tudo segue o fluxo por igual. Então o alerta é justamente para estes, que mesmo com hábitos saudáveis no dia a dia, tendem a esquecê-los em feriados, finais de semana, festas e dias especiais.

1. Não se esqueça da água

Não importa se for na praia, na piscina, em casa, pegando sol na varanda, indo a festas, barzinhos, uma janta especial e bem calórica: a água é sua fiel escudeira. Tenha-a por perto sempre e crie o hábito de se manter hidratado, principalmente em situações diferentes do seu habitual, consumindo alimentos diferentes, mais calóricos e que dependem de um trabalho mais demorado do seu metabolismo para conseguir quebrar, metabolizar e eliminar o excedente.

Geralmente, e principalmente na praia, tendemos a consumir alguns itens que aumentam a retenção de líquidos, aumentam o edema no corpo (inchaço), diminuem a absorção de nutrientes e ainda aumentam a diurese (eliminação via urina, suor), que são: cerveja, caipirinha, coquetéis alcoólicos, sem contar nos alimentos que na grande maioria das vezes são ricos em sal, como o queijo coalho, batatas fritas, camarões fritos etc. Para evitar o inchaço do final do dia, diminuir as chances de se sentir exausto e sem energia, devido à desidratação, e conseguir curtir com mais energia, consuma água fresca durante todo o tempo, intercalando principalmente nos momentos em que está consumindo álcool sob o sol.

2. Leve frutas frescas para a praia

Parece clichê? Parece, mas mesmo sabendo disso, a grande maioria das pessoas se esquece. Como eu comentei anteriormente, algumas dicas para quem já possui o hábito saudável parecerão simples, mas não basta saber, se você não praticar. Na praia, com sol, calor e bebida alcoólica, a tendência é realmente se esquecer que precisa consumir algum alimento, seja ele leve ou não. Assim, ao final do dia, a fome estará grande, levando ao consumo maior em quantidade de alimentos fáceis, como pastel, frituras, sanduíches, petiscos que não têm valor nutricional.

O bacana de estar preparado e levar frutas frescas na bolsa para a praia é que são opções baratas, leves, funcionais, geladinhas, refrescantes, que matam a fome e diminuem as chances de atacar alimentos gordurosos. Como já sabemos, tudo é questão de equilíbrio.

3. Coma verdes após a estadia na praia (na verdade, coma sempre)

Quanto mais verde e tons de verde na sua alimentação, melhor. Mas especificamente neste momento após sua estadia na praia, após o sol e mar, calor e baixa energia, os alimentos verde-escuro auxiliam a restabelecer a recuperação de energia do organismo. Por serem ricos em vitaminas A e E, tornam-se indispensáveis para manutenção da energia, têm ação protetora das células expostas ao sol mesmo com protetor solar (a Vitamina A está relacionada à manutenção do bronzeado!) e também no caminho natural de desintoxicação do nosso organismo por meio do fígado e dos rins, ajudando a eliminar as toxinas em excesso que se formaram depois de um feriado "chutando o balde".

O consumo pode ser feito em saladas, através de sucos ou refogados, como no caso da escarola, couve e espinafre, por exemplo. Há diversas formas de incluí-los no seu dia a dia.

4. Respeite seu limite físico

Pratica atividades físicas e deseja usar o momento para se exercitar? Excelente! Alongue-se antes, fique de olho no terreno (areia fofa ou densa, com inclinação...) e alongue-se depois também. Agora, se você não pratica atividades físicas com regularidade e pretende dar aquela caminhadinha longa até onde der, tipo, a perder de vista, preste atenção:

Mesmo que seja apenas uma caminhada, é uma atividade física, vai exigir que seu metabolismo transforme energia para dar conta do percurso, e quanto mais longe, mais energia será necessária. Se você não tiver consumido um alimento leve antes, poderá correr o risco de ficar fraco e desmaiar no caminho ou ter um mal-estar na praia, como queda de pressão, ânsia de vômito, fraqueza.

Alongue-se antes de dar essa caminhada, certifique-se de ter se alimentado de forma leve, evitando frituras ou alimentos pesados, e tenha em mente que caminhar na praia sob o sol quente favorece a desidratação e mal-estar, então é importante que você deixe o álcool de lado e aposte na água.

Outro fator importantíssimo de se lembrar é que a praia tem um terreno bem especifico: areia. Sendo mais fofa ou mais densa, caminhar de pés descalços na praia não é para qualquer joelho. Caso você não preste atenção e respeite seu limite físico, fazendo uma caminhada leve e não vigorosa ou distante, seus joelhos sentirão esse esforço, podendo causar dores, inchaços nas regiões lateral e frontal, dores nos calcanhares, tornozelos, quadril e inclusive a coluna lombar. Escolha caminhar mais próximo da água, onde é mais firme e tende a ser mais linear, e não inclinado.

Por fim, não se esqueça: respeite o uso de mascara e distância exigidas em cada local que for visitar, cada cidade e praia estão com regras distintas. Evite usar álcool em gel nas mãos na praia, principalmente se estiver no sol. Use protetor solar e óculos escuros com proteção, para evitar dores de cabeça intensas ao final do dia.

Depois vai lá no meu Instagram e me conta como foi seu passeio, espero que seja lindo e bem proveitoso.

@taisespolti