PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Macio e sem cobertura, cheesecake basco light vai bem no lanche da tarde

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

28/10/2021 04h00

Já ouviu falar em cheesecake basco? É uma versão muito mais macia e saborosa que aquela americana tradicional, não leva cobertura e harmoniza muito bem com qualquer outro acompanhamento, como chá ou café ou suco, o que desejar.

Assim como a tradicional receita americana, esta tem base de cream cheese. Porém, aqui, usaremos as versões mais leves e saudáveis, para deixar está receita ainda mais gostosa de se consumir.

Por não ter a cobertura, o ideal é que ela fique com essa casquinha escurinha por fora que, além de dar charme, também deixa o sabor mais forte e presente.

Cheesecake basco light

Ingredientes (para uma forma pequena):

500 g de creamcheese light
4 ovos grandes
250 ml de leite de coco (se você não desejar o sabor do coco, pode trocar por creme de leite)
180 g de açúcar demerara ou de coco branco
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Preparo:

  1. Aqueça o forno a 180 graus.
  2. Coloque o cream cheese na batedeira e bata vigorosamente até formar um creme aerado e leve. Reduza a velocidade da batedeira para a mais baixa e acrescente o leite de coco. Assim que emulsionar, acrescente o açúcar aos poucos e mantenha sempre a batedeira ligada. Por fim, acrescente os ovos e bata por mais cinco minutos.
  3. Ainda com a batedeira ligada, acrescente a farinha de trigo e desligue em seguida.
  4. Unte a forma redonda de cheesecake e forre com papel manteiga.
  5. Acrescente a massa e leve para assar por 50 minutos.
  6. Caso a massa fique dourada e assada por fora antes do tempo, retire a forma do forno com cuidado e coloque uma folha de alumínio por cima para evitar que continue assando por fora. Volte então o forno para terminar o cozimento.
  7. Assim que der o tempo, desligue, retire do forno e deixe que esfrie completamente antes de colocar na geladeira.
  8. Sirva geladinho ou em temperatura ambiente.

Dica: para usar o mínimo possível de alumínio nos seus preparos, utilize uma tampa de panela especial para forno sempre que possível.