Topo

Taise Spolti

Cubos doces de matchá são opção refrescante para o lanche da tarde

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

21/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Existe uma sobremesa tradicional japonesa chamada Matcha Anmitsu, ou gelatina de matchá, que é servida com um xarope delicioso e pasta de feijão azuki (que quero ensinar em outra receita). Me inspirei nela para elaborar esta receita de cubos doces de matchá, uma forma de incluir novos sabores doces e variar um pouco a rotina alimentar.

O que mais gosto nessa inspiração é que, mesmo adaptando para uma versão mais saudável e sem o xarope, ela ainda consegue manter o seu ar refrescante e oriental —um sabor que eu considero perfeito para aquele belisco de meio de tarde, geralmente acompanhado de um chá ou café.

Para fazer a receita, sugiro comprar o matchá "verdadeiro", em pó, nas casas de produtos naturais. Evite os preparados em pó com sabor matchá, pois estes geralmente são cheios de maltrodextrina e outros compostos.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de matchá em pó 100%
  • 2 colheres de sobremesa de açúcar mascavo ou demerara
  • 350 mL de água
  • 1 pacotinho de gelatina em pó incolor e sem sabor (aprox. 20 g)
  • 2 a 3 colheres de sobremesa de amido de milho para polvilhar

Preparo:

  • Coloque o açúcar no liquidificador e bata até que fique uma consistência de açúcar refinado. Despeje em um recipiente e misture com o matchá. Acrescente a água delicadamente e vá mexendo para que tudo fique bem dissolvido.
  • Em uma xícara, coloque a gelatina em pó com 2 colheres de sopa de água e dissolva bem. Leve para o micro-ondas por aproximadamente 20 segundos para deixar hidratada e gelatinosa. Neste ponto, misture a gelatina à mistura com o matchá.
  • Disponha a mistura em uma forma de bolo média, retangular, e leve para a geladeira por três horas ou até firmar bem. Corte em pequenos cubos, disponha o amido de milho em um prato e então coloque os cubos para cobri-los bem. Sirva com hortelã fresca ou até um creme branco de sua preferência.