Topo

Taise Spolti

Nhoque feito com batata yacon é saboroso e opção saudável para diabéticos

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

14/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você gosta de nhoque? A versão abaixo dessa saborosa receita foi uma das escolhidas para o Desafio do Chef —quando eu cozinhei ao lado do querido Edu Guedes— e desenvolvida especialmente para a população diabética. Por isso, o ingrediente principal é a batata yacon, que possui baixo índice glicêmico e é uma alternativa aos carboidratos como batata inglesa e macarrão.

Ela ainda estimula a atividade bifidogênica auxiliando na recuperação da mucosa intestinal de diabéticos e também é ótima para controlar o peso, já que 100 gramas de yacon possui, em média, 30 kcal. E, sim, ela também é uma delícia! Por isso, essa receita agrada a todos. Sirva com o molho de sua preferência ou apenas na manteiga.

Ingredientes:

  • 1 unidade de yacon média (aproximadamente 150 gramas) sem casca
  • 1 e ½ xicara de chá de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá rasa de sal marinho
  • 1 ponta de colher de chá de noz moscada moída na hora
  • 2 colheres de sobremesa de manteiga extra sem sal OU manteiga ghee já pronta
  • 1 colher de chá rasa de pimenta preta moída na hora
  • ½ colher de chá rasa de canela em pó
  • 10 folhas de sálvia frescas
  • 1 fio de azeite

Modo de preparo:

  1. Retire a casca da yacon e corte em cubos. Leve para uma panela com um fio de azeite e cozinhe com água até ficar mole. Escorra a água e processe em um liquidificador até formar um purê. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada e canela.
  2. Espere esfriar, adicione a farinha aos poucos e vá misturando com a mão até que a massa fique tenra e moldável. Não pode ser úmida demais, nem seca demais; o ponto certo é quando apertar e ela estiver com aspecto de "massinha de modelar".
  3. Separe em três ou quatro pedaços iguais, faça palitos com a massa usando as mãos e abra até que tenha a espessura de um dedo aproximadamente. Com uma faca, corte em pedaços iguais.
  4. Ferva uma panela de água com um pouquinho de sal e coloque, com o auxilio de uma escumadeira, uma porção de nhoque. Assim que eles boiarem na superfície, retire-os e disponha em uma tigela.
  5. Aqueça então uma frigideira, coloque um pouco de manteiga até que derreta completamente, retire o excesso de espuma na superfície. Adicione o nhoque e algumas folhas de sálvia fresca. Deixe que fique dourado em ambos os lados e então sirva.
  6. Repita esse passo até que finalize todas as porções de nhoque fresco, ou se for congelar, disponha-os lado a lado em um prato para não grudar e apenas repita o passo final no dia que for servir. Sirva com queijo maturado ralado, sementes de girassol, sementes de abobora, raspas de limão ou apenas as folhas de sálvia.