PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Palitos de pão integral assado são versáteis e podem ser doces ou salgados

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

23/09/2021 04h00

Há alguns dias eu estava rolando a timeline do Instagram e me deparei com uma receita muito antiga, da minha época de criança, e que era uma opção muito bacana que as mães e avós faziam vez ou outra para aproveitar aquele pão amanhecido que estava sobrando.

Não sei vocês, mas essa receita de palitos de pão era um sucesso, e nossas mães (principalmente de onde eu venho, no interior do Rio Grande do Sul) realmente usavam todas as opções possíveis para oferecer as refeições e lanches da família, mesmo com pouco.

A única adaptação que farei aqui é quanto à opção saudável. Não vamos fritar nem usar pão branco. No mais, a dica é temperar e usar o que você tem em casa, partindo do principio original da receita que é não desperdiçar nada.

Ingredientes:

  • 3 a 4 fatias de pão amanhecido
  • 3 colheres (de sobremesa) rasa de manteiga ghee (ou manteiga derretida, ensinei como clarificar em outro post aqui)

Para doce:

  • 2 colheres (de sobremesa) rasas de açúcar mascavo ou mel
  • 3 colheres (de sobremesa) de coco ralado

Para salgado:

  • 3 colheres (de sobremesa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

  1. Primeiro, derreta a manteiga sem sal no micro-ondas ou, se já estiver com a ghee, apenas mantenha ela derretida. Misture o mel ou o açúcar mascavo e reserve. Em outro recipiente, coloque o coco ralado e reserve. Caso vá fazer a receita salgada, coloque o queijo em outro recipiente e reserve;
  2. Corte as fatias de pão em tiras de, aproximadamente, 1 dedo de espessura;
  3. Coloque os palitos de pão lado a lado em uma travessa e espalhe a manteiga por cima. Se for necessário (dependendo de qual pão ou tamanho você usar), use mais manteiga. Agora, passe o palito um a um no coco (ou no queijo) em todos os lados;
  4. Disponha os palitos em uma forma untada lado a lado e coloque para assar em forno pré-aquecido a 220 graus;
  5. Espere esfriar para servir.