Topo

Taise Spolti

Faça um bolo inglês de laranja, com cravo, sem glúten e sem lactose

Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti

Colunista do UOL

19/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sabe quando íamos naqueles mercadinhos do bairro e tinham aqueles muffins sabor laranja? Era o tal bolo inglês, ou muffin inglês, que eu fui conhecer só mais tarde na adolescência. Tenho um apego emocional por eles —eu literalmente comia até o papel.

Sei que existem até hoje, e são bem famosos, mas nessa opção industrializada realmente vai tanta gordura e açúcar, que consumi-la hoje em dia não se tornou tão prazeroso assim. É por isso que eu mesma faço os meus de forma bem simples e rápida em casa.

Teve até uma situação aqui no hospital onde estou fazendo um aperfeiçoamento em culinária hospitalar para as cozinheiras, na qual uma paciente em dieta conforto pediu que uma refeição fosse um bolinho (antes de entrar para uma cirurgia), e eu fiz exatamente este, delicioso, feito à base de farinha de aveia, e com muito amor.

Você pode usar a farinha que desejar, o segredo está em como fazemos a massa. Fique atento!

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 6 colheres (de sobremesa) de açúcar mascavo ou xilitol ou de coco
  • 6 colheres (de sobremesa) de farinha de aveia
  • suco de 1 laranja
  • cascas de 1 laranja
  • 3 cravos-da-índia
  • 1 colher (de chá) de fermento

Modo de preparo:

  1. Retire o suco da laranja e reserve. Retire toda a parte branca do interior da laranja e deixe apenas a casca. Corte-a em finas camadas e coloque em uma frigideira com o cravo, o suco da laranja e 1/2 copo de água. Use o fogo médio e deixe ferver. Quando estiver fervido, mas ainda assim com uma calda mais liquida, retire metade da calda e reserve para molhar o bolo, o restante, deixe que continue fervendo até ficar completamente caramelizada.
  2. Enquanto isso, bata na batedeira os ovos em velocidade média a alta; quando triplicarem de volume, acrescente o açúcar e continue batendo até formar uma espécie de merengue. Desligue a batedeira, acrescente delicadamente a farinha e o fermento, mexendo com uma espátula de fora para dentro, para não perder o aerado dos ovos.
  3. Quando a massa estiver homogênea, asse em uma forma redonda ou retangular por aproximadamente 30 minutos em forno já aquecido a 180 graus.
  4. Desligue o forno, retire o bolo e faça pequenos furos nele ainda enformado. Jogue a calda da laranja com cravo e deixe que esfrie completamente para desenformar. Decore com as cascas de laranja caramelizadas e, se quiser, algumas hortelãs.