Topo

Taise Spolti

Bolo fofo de limão e matchá vai bem com café ou até mesmo um chá

Caio Cezar
Imagem: Caio Cezar

Colunista do UOL

29/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais uma opção de receita para se fazer usando o matchá. Este pó verde delicioso já vem sendo explorado no mundo da gastronomia há um bom tempo. Ele é uma versão mais concentrada de polifenois e antioxidantes que o chá verde, mesmo vindo da mesma planta, a Camellia Sinensis. O matchá suporta temperaturas altas, tanto que é usado tradicionalmente nos chás, e por isso mantém esses nutrientes mesmo após usarmos em preparos como bolos e cremes.

Essa versão com limão ficou deliciosa e leve, pois a base do bolo é pão de ló tradicional que eu já ensinei aqui, além de ser integral. Vocês vão adorar! Vale comer acompanhado de um café ou até mesmo de um chá.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 4 colheres (de sobremesa) de farinha de trigo integral
  • 4 colheres (de sobremesa) de açúcar mascavo ou adoçante xilitol ou stevia (o que você preferir)
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó
  • 1 colher (de sobremesa) rasa de matchá em pó
  • Sumo de 1 limão

Modo de preparo

  1. Em uma batedeira, coloque os ovos e deixe bater até que triplique de volume. Sem desligar a batedeira, coloque o açúcar e deixe bater por mais 5 minutos em velocidade média a alta;
  2. Desligue a batedeira, coloque devagar e misturando sempre com uma espátula a farinha de trigo e o sumo de limão. Pode intercalar, colocando um pouco de farinha, depois o sumo, e por fim o restante de farinha. O segredo para a massa ficar leve é realmente manter o aerado dos ovos em neve;
  3. Por último, misture o fermento e o matchá;
  4. Coloque a massa em uma forma untada e asse no forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos ou até que as bordas do bolo desgrudem da forma.