Topo

Taise Spolti

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Salada rápida de grão-de-bico sabor oriental é boa fonte de proteínas

Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti

Colunista do UOL

25/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sim, fazer esta salada é algo simples e rápido. Mas antes disso você precisa ter paciência para cozinhar o grão-de-bico, algo que demora de 30 a 40 minutos de cozimento na panela de pressão —mas isso não vai quebrar a beleza do 'rápido' de fazer dessa receita, né?

O grão-de-bico é muito nutritivo, um dos alimentos mais consumidos pelos vegetarianos e veganos, pois oferece grande valor proteico (aproximadamente 18 g em 100 g de grão!). Como toda fonte de proteína, ao ser consumido ele retarda a absorção de alguns carboidratos ingeridos na mesma refeição.

Para aproveitar esses e outros benefícios, vale fazer pastinha de grão-de-bico, creme, sopa cremosa, salada, hambúrguer vegano e, é claro, a receita de hoje: uma salada morna rapidinha de preparar e com sabor oriental (quem gosta de sabor picante vai adorar).

Ingredientes

  • 400 g de grão-de-bico
  • 1 xicara (chá) de cebolinha picada
  • 4 colheres (sobremesa) de óleo de gergelim torrado
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sobremesa) rasa de pimenta sriracha
  • 1/2 limão

Preparo

Deixe o grão-de-bico em remolho da noite para o dia seguinte (nunca consuma o alimento sem fazer isso). Retire toda a água do remolho, lave bem e leve à panela de pressão. Cozinhe na pressão por cerca de 30 minutos, com uma pitada de sal e o dobro de água da quantidade de grãos. Após cozinhar, escorra a água e reserve o grão-de-bico.

Em uma frigideira ou panela pequena, coloque a cebolinha picada e aqueça em fogo baixo com o óleo de gergelim durante 3 a 4 minutos, tempo suficiente apenas para aquecer o óleo e a cebolinha amolecer. Desligue o fogo e misture o limão e a pimenta. Jogue esse molho por cima do grão-de-bico cozido ainda quente. Misture tudo e sirva-se.