Topo

Taise Spolti

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Panqueca de baunilha caramelizada é leve e vai bem com qualquer cobertura

Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti

Colunista do UOL

18/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Essa receita parece simples, daquelas do tipo 'mais uma panqueca', mas convenhamos que se tem um preparo que vai bem a qualquer hora, seja para quem está preferindo uma alimentação mais saudável, seja para quem está simplesmente querendo algo gostoso e rápido, é a panqueca.

Pode ser doce, salgada, de frutas, com manteiga, pasta de amendoim, geleia, calda, mel. Pode ser até com adição de proteína em pó para aumentar seu aporte quando se pratica mais atividade física. Enfim, com a panqueca pode tudo.

Essa receita você pode fazer de duas maneiras: na frigideira ou naquelas máquinas de waffle (que também tem para fogão). O grande diferencial dela é que faremos uma casquinha caramelizada por fora. Eu servi com calda de chocolate que já ensinei aqui no blog, mas pode ser mel, geleia, néctar, o que preferir.

panqueca de baunilha caramelizada 3 - Taise Spolti - Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó
  • 1 pontinha da colher (de chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo grande
  • 3/4 xícara (de chá) de leite desnatado (ou vegetal, zero lactose)
  • 1/2 xícara (de chá) de iogurte natural
  • 1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha natural

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes secos em uma tigela. Depois, coloque o iogurte, o leite, a essência e, por fim, o ovo e misture bem com um batedor de arame ou garfo;
  2. Unte a frigideira ou a forma de waffle e salpique delicadamente um pouco de açúcar mascavo antes de colocar a massa para assar. Deixe a massa por 2 minutos em fogo médio, antes de virá-la, salpique novamente mais um pouco de açúcar para caramelizar e então vire a panqueca. Deixe por mais 2 minutos;
  3. Essa receita rende aproximadamente 5 panquecas;
  4. Caso desejar, troque o açúcar mascavo da massa por xilitol, mas prefira o açúcar para caramelizar e dar esse toque final antes de servir.