Topo

Taise Spolti

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O comando Ctrl+Alt+Del e o que isso tem a ver com sua saúde

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

14/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando nosso computador está lento, dando problemas, não responde aos comandos, você tem duas saídas:

1. Esperar que ele se reorganize, coloque as coisas em ordem e volte a funcionar de onde parou enquanto você espera e faz outras coisas pacientemente;

2. Ou você toma uma atitude mais drástica e aperta Ctrl+Alt+Del ao mesmo tempo para finalizar tarefas que estão deixando a máquina lenta ou atrapalhando a performance.

Lembrou-se de algum momento ou situação assim? Qual foi seu sentimento quanto a essa impotência de não ter outra alternativa?

Pois bem, imagine agora que a máquina é o seu corpo, seu sistema, seu organismo e é exatamente isso que acontece. Você só tem duas alternativas cabíveis e inteligentes, que é esperar e dar tempo para que o seu corpo e seu organismo se resolvam sem que você atrapalhe esse processo, ou então intervir para acabar com o problema.

Quando nosso corpo está lento, sentimos que ele já não tem mais energia, não consegue fazer as coisas direito, que está exausto mesmo depois de uma longa noite de sono. É o momento que sabemos (ou deveríamos saber) que está na hora de parar.

Muitas pessoas passam por momentos assim principalmente quando estão dentro de um programa de emagrecimento ou novos hábitos, pois imediatamente após algumas semanas, o corpo começa a dar sinais de exaustão, não responde à dieta, para de dar 'resultados', o que chamamos de efeito platô. E aqui está um segredo, por isso mencionei a ligação com este comando: ou você reduz o ritmo, desacelera e deixa o seu corpo reorganizar o que está atrapalhando ele, ou você faz uma intervenção mais profunda. Um exemplo é o 'day off' ou 'trash day' ou então dia do lixo, que alguns atletas e profissionais aplicam, fazendo a quebra da dieta rígida e colocando uma refeição (ou período) de choque no organismo e metabolismo.

Esse 'choque', você que não é atleta ou até mesmo que se identificou com algum exemplo acima de sentir o corpo exausto, pode ser um grande aliado à saúde física e emocional também. O comando Ctrl+Alt+Del é um choque para a máquina. Nesse momento você decide qual tarefa deve imediatamente parar de funcionar, o que continua e o que não continua. Você faz inclusive um diagnóstico da saúde da sua máquina, qual a capacidade que ela está usando. Usar esse pensamento, mas com aplicação na sua saúde, pode livra-lo de maiores problemas, como uma síndrome de burnout (esgotamento no trabalho) ou overtraining, ou entrar em efeito platô, e isso quer dizer que:

- É importante estar atento aos sinais do seu organismo: esgotamento, cansaço excessivo, baixa energia, quando nenhuma dieta mais surge efeito;

- Ao notar qualquer sinal desses, saber analisar como um 'gerenciador de tarefas' qual atividade do seu dia a dia está tomando muita energia e atrapalhando seu processo, saber analisar também qual energia você está doando e para quantas tarefas ao longo de um dia ou de um período. Assim você conseguirá encerrar na hora certa aquelas tarefas que não precisam receber energia agora;

- É importante descansar! Não basta apenas gerenciar tarefas, encerrar itens de sua rotina ou reorganizar sua agenda, é importante saber parar, entrar em modo 'offline', deixar tudo do jeito que está e apenas relaxar, dar um tempo de tudo, nem que seja por um dia ou uma tarde, assim seu corpo será capaz de executar o que deve e encerrar o que pode encerrar, sem maiores danos ao seu emocional ou ao seu físico;

- Ao falar em danos físico e emocionais, é bom lembrar que um corpo, um organismo sobrecarregado simplesmente entra em modo de proteção automática. Isso quer dizer que nada que você faça para emagrecer vai dar efeito, ou nada que você faça para ter mais foco e performance no seu trabalho surtirá efeito também, pois todo seu organismo está se protegendo de danos, de 'curtos circuitos', e tudo que ele exige é uma pausa.

- Dar uma pausa, apertar o comando 'Ctrl+Alt+Del', ou seja, dar uma organizada nas suas tarefas para que tudo volte a fluir e os estímulos voltem a dar resultados não é andar para trás, mas sim recarregar suas energias para voltar com mais foco, mais resposta metabólica, mais resultados físicos, caso o seu objetivo aqui seja o emagrecimento ou a hipertrofia.

Por fim, espero que você tenha entendido a comparação. Vale lembrar então de como entrar no comando de 'choque' nas tarefas:

1. Estabeleça uma ordem de tarefas mais importantes, ou então de mais urgentes, e todos esses exemplos cabem tanto para sua performance na vida e rotina, como em planos de emagrecimento, mudança de hábitos etc;

2. As tarefas que tomam tempo, mas que não são importantes ou urgentes, tente deixar para depois ou então delegar para alguém, seja amigo, parente ou funcionário;

3. Tarefas que tomam tempo e energia, mas que não são importantes nem urgentes, e que você entendeu que podem ser deixadas de lado ou encerradas, apenas encerre-as. Em outro momento de sua vida pode ser que tenha energia e tempo recarregados para retomar essas tarefas. Ou então pode ser que você observe que era perda de tempo;

4. Seu corpo vai dar sinais, e depois você vai sentir sintomas, seja em estado físico de saúde, como em parâmetros químicos, como inflamações, níveis elevados de substâncias do estresse, colesterol alto, aterosclerose, entre outros. Então, esteja sempre atento à rotina, às suas tarefas e de como seu corpo está respondendo a todas essas tarefas no seu dia a dia. Escolha sempre se sentir saudável.

Pare e escute o seu corpo. Se isso fez sentido para você, me conta o que achou da comparação e do texto de alerta lá no meu canal do Instagram também @taisespolti.