PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nhoque de abóbora picante e levemente defumado é fácil e pode ser congelado

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

11/03/2021 04h00

Nhoque é aquela receita carta na manga que todo mundo gosta e, além de tudo, é superversátil. Você pode prepará-lo de forma rápida e consumir na hora, ou então deixar pré-preparado e congelar para ter sempre uma opção mais saudável à mão.

A grande dica aqui é usar a farinha de trigo integral, mas caso você tenha intolerância ou alergia, troque por uma farinha de arroz integral ou farinha de aveia, pois as outras farinhas não darão liga.

Ingredientes

  • 600 g de abóbora cabotiá (ou 1/2 unidade de tamanho grande) sem casca
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (de chá) rasa de páprica defumada
  • 1 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo (separe mais um pouco para polvilhar a mesa)
  • 1 fio de azeite

Modo de preparo

  1. Retire a casca e as sementes da abóbora, corte em cubos pequenos e regue um pouco de azeite de oliva por cima. Acrescente o sal e a páprica defumada e misture bem com as mãos. Coloque em uma forma e cubra com papel alumínio para assar a 200 graus por 25 minutos; nos últimos 10 minutos, retire o alumínio e deixe assar sem;
  2. Quando estiver pronto, retire da forma, coloque em uma tigela, amasse com um amassador de batatas até virar um purê. Acrescente o ovo e misture bem. Acrescente aos poucos a farinha, até formar uma massa moldável (se sobrar um pouco de farinha, não tem problema);
  3. Polvilhe a mesa com um pouco de farinha, corte um pedaço da massa e coloque na mesa. Com as duas palmas da mão, vá enrolando e puxando a massa até formar um 'palito' da espessura de dois dedos ou menos. Corte em pedaços iguais e separe; repita essa operação até finalizar toda a massa;
  4. Ferva água em uma panela e acrescente um pouco de sal. Quando estiver fervendo, coloque um pouco de nhoque, espere-os boiar e retire, repita isso até finalizar todos os nhoques.

Para servir

  1. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite ou uma colher (de sobremesa) rasa de manteiga e duas folhas de sálvia fresca;
  2. Coloque um pouco de nhoque a cada vez e sele os dois lados do nhoque até ficarem dourados. Sirva em seguida com o acompanhamento que desejar.