Topo

Taise Spolti

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aprenda a fazer um kuindiong, sobremesa de sucesso na culinária sudanesa

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

18/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pouco tempo atrás, apreciando alguns programas culinários que gosto de acompanhar, fui apresentada à culinária sudanesa, uma viagem que, além de incrível, me fez perceber que riqueza de sabores essa cultura possui.

De lá para cá venho testando muitos pratos diferentes e de diversas partes do mundo, mas o mais bonito é ver que aqui no Brasil temos uma cultura culinária em peso e que carrega a riqueza também de muitos povos, inclusive do Sudão.

Essa sobremesa é leve, fácil de fazer e agrada a praticamente todos os paladares.

Vou ensinar a fazer também a cobertura, que se chama miok e que lembra muito a ambrosia, mas você pode trocar por nozes picadas, amêndoas e até coco queimado ralado.

Sirva tudo morno ou gelado.

Ingredientes

  • 4 xicaras (de chá) de água
  • 500 g de iogurte grego natural ou iogurte natural tradicional (equivalente a 3 potinhos pequenos; deixe drenar todo soro para que mantenha a consistência firme)
  • 200 ml de leite desnatado (você pode trocar pelo zero lactose ou então utilizar leite vegetal de castanha ou amêndoas, que têm mais gordura)
  • 2 xicaras (de chá) de semolina fina (um tipo de farinha)
  • 1 1/2 xicara (de chá) de açúcar mascavo ou de coco

Para o miok

  • 200 g de manteiga
  • 230 g de iogurte natural (1 potinho)

Modo de preparo

  1. Primeiro vamos fazer o miok, então coloque a manteiga para derreter na panela em fogo baixo. Retire do fogo quando estiver bem derretida e com espuma por cima. Limpe toda a espuma delicadamente, até que não sobre mais nenhuma sujeira;
  2. Acrescente o iogurte e aumente o fogo um pouco, mexa constantemente essa mistura até que comece a ferver e o iogurte se separar da manteiga. Retire do fogo quando os grânulos do iogurte estiverem em tom marrom leve. Deixe esfriar retirando todo o excesso da manteiga e líquidos;
  3. Para a sobremesa, coloque agora as xicaras de água em uma panela e leve ao fogo médio, acrescentando lentamente o iogurte. Quando começar a ferver, diminua o fogo e acrescente a semolina. Continue mexendo até que comece a engrossar, então adicione o leite e o açúcar. Deixe que cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo e desligue;
  4. Deixe esfriar fora da geladeira. Depois, acrescente o miok por cima.