Topo

Taise Spolti

Mousse de pasta de amendoim é saudável e tem versão vegana

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

28/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pasta de amendoim é um item barato e se tornou uma opção nutricional para lanches e muitos preparos na mesa do brasileiro.

A versão integral e sem açúcar é uma opção saudável para incrementar muitas receitas, já que possui uma boa quantidade de gordura monoinsaturada, proteína e fibras. Mas, assim como outros alimentos fonte de gorduras, é necessário cautela e não abusar das quantidades ao longo do dia.

Essa receita de mousse é rápida de fazer e tem um excelente valor proteico, baixa quantidade de carboidratos e muito sabor!

Dicas: se você não quiser usar tofu, troque pelo cream cheese light, e caso queira deixar sua receita vegana, troque também as claras em neve por aquafaba (eu já ensinei a fazer a receita aqui no blog).

Ingredientes

  • 150 g de tofu
  • 120 g de pasta de amendoim
  • 1 banana madura
  • 2 colheres (de sopa) de néctar de coco (pode trocar por mel ou açúcar mascavo ou açúcar de coco, se desejar)
  • 3 claras de ovos grandes (se for usar aquafaba, são 100 ml)

Modo de preparo

  1. Em um processador de alimentos coloque o tofu, a pasta de amendoim, a banana e o néctar de coco. Processe por 6 a 8 minutos até que forme um creme liso;
  2. Enquanto isso, bata as claras em uma batedeira até ficar em ponto de neve, com pico duro;
  3. Quando estiver pronto, misture levemente o creme de amendoim às claras em neve, sempre usando espátula, de fora para dentro, para não perder o aerado da clara. Despeje em taças ou vidrinhos pequenos e leve para a geladeira até firmar.