PUBLICIDADE

Topo

Nhoque de inhame: veja um jeito simples e saudável de usar esse ingrediente

iStock
Imagem: iStock
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

30/09/2020 04h00

Há poucos dias atrás criei no meu perfil do Instagram (já me segue lá?) uma caixinha de perguntas, vocês falavam um ingrediente e eu digo qual receita saudável dá pra fazer, e foi quase unânime: muitos queriam receita com inhame, mas que fossem fáceis, afinal existem muitas receitas gostosas por ai, mas empenham um tempo que nem todos têm —e isso eu entendo afinal sou mãe e trabalho de casa.

Para facilitar a vida de vocês, trouxe hoje uma receita super simples e que muita gente sabe fazer: nhoque. Você pode separar um dia na cozinha e fazer em maiores quantidades, colocar em pratos e congelar os nhoques lado a lado no seu congelador ou em embalagens especiais para congelar mesmo (eu gosto de congelar em pratos, porque cabem muitos no congelador e ficam nas porções certas para um almoço ou janta aqui em casa, para 2 adultos).

Use o molho que preferir, já dei algumas ideias de molhos aqui no blog, como o molho funghi cremoso sem leite, molho branco low carb e vegano, molho basílico e molho de manga e brie.

Ingredientes

  • 2 inhames médios
  • 1 xicara e 1/2 de farinha de batata ou farinha de trigo integral
  • 1/4 de xicara de azeite
  • sal a gosto
  • 1 pitadinha de noz moscada ralada na hora a gosto (pode trocar por pimenta verde ou preta, como preferir)

Preparo

  1. Cozinhe bem os inhames já descascados e picados, para cozinhar uniformemente;
  2. Quando estiverem mornos, mas não frios, amasse bem com um amassador de batatas junto com metade da quantidade de farinha e o azeite e também o sal e a noz moscada. Amasse até que sinta a massa ficar homogênea e então coloque em uma bancada. Vá amassando com as mãos enquanto acrescenta a outra metade e sinta que a massa ficou um pouco elástica;
  3. Faça 3 bolas separadas e enrole formando um "cordão", corte em pedaços iguais com a ajuda de uma faca ou espátula e mantenha seus nhoques em contato com um pouco de farinha para que não percam estrutura;
  4. Para cozinhar: ferva uma panela com água e um pouco de sal, acrescente alguns nhoques e retire assim que eles boiarem na água;
  5. Antes de servir, doure os nhoques cozidos em uma frigideira com um pouco de azeite ou manteiga, sálvia e sal. Delicia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL