PUBLICIDADE

Topo

Pudim de ricota fácil: receita lembra cheesecake e é boa opção de sobremesa

iStock
Imagem: iStock
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

16/09/2020 04h00

Essa receita sempre faz sucesso, lembra muito o sabor de uma cheesecake, pois é feita de ricota, então tem aquele gosto de um queijinho doce que a gente ama. Esse da foto foi minha mãe quem fez para mim e minha filha.

Você pode fazer o pudim e colocar por cima uma calda diferente, como uma calda de goiabada ou uma geleia, faça como você desejar e terá combinações incríveis.

Ingredientes

  • 4 ovos grandes
  • 1 peça pequena de ricota fresca sem sal (aproximadamente 200 g)
  • 1 xícara de açúcar de coco OU açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha natural
  • ½ xícara de leite vegetal (eu uso leite de coco)
  • Para caramelizar: 1/3 de xícara de açúcar de coco + 1/3 de xícara de água

Preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater durante 5 minutos em velocidade média a alta;
  2. Enquanto isso, coloque a água e o açúcar na forma de pudim para caramelizar e faça a calda, deixe que reduza bastante de volume após começar a borbulhar;
  3. Deixe a calda caramelizada esfriar enquanto movimenta a forma para que ela se espalhe por todas as beiradas e o meio. Coloque então a receita do pudim.
  4. Se for fazer em forma de pudim com tampa, pode colocar a forma dentro de uma panela grande com água no fogão mesmo, deixe que cozinhe durante 45 minutos. Igual nossas mães e avós faziam quando éramos crianças.
  5. Se você fizer em uma forma sem tampa, como as de bolo, coloque essa forma dentro de uma forma quadrada com água dentro e leve para assar no forno a 180 ºC durante 40 minutos. Essa forma com água vai fazer com que o pudim não fique seco nem quebre.
  6. Assim que terminar de assar, leve para a geladeira para esfriar e sirva gelado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL