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Sorvete para o pós-treino: veja forma simples de variar o suplemento

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Imagem: iStock
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

13/09/2020 04h00

Uma boa parcela das pessoas que me seguem no Instagram (já conhece? Me segue lá @taisespolti) é praticante de atividade física assiduamente.

E seja qual for a sua modalidade de esporte ou que tenha escolhido para melhorar seu físico, tenho certeza que já ouviu falar em suplementação ou até faz uso, e uma das dúvidas que recebo é de pedido de sugestões para ingerir a proteína do pós-treino, que não seja apenas batida com água.

Óbvio, cabe lembrar que você só deve fazer uso de suplementação com a indicação de um nutricionista para adequar suas quantidades, então se caso você já faça uso, tenho certeza que essa dica vai surpreender você e facilitar seu dia a dia.

Esse sorvete é simplesmente incrível, eu o consumo há anos quando chega o verão e muitas vezes troco o pós-treino para ingerir como uma opção de lanche, pois os ingredientes, além de funcionais, têm um equilíbrio perfeito em macronutrientes.

Ingredientes

  • 3 bananas médias (você pode usar inhame também, pois o sabor é menos aparente que a banana)
  • 1 colher de chá de goma xantana
  • 30 g de proteína em pó sabor baunilha ou chocolate
  • 1 colher de sobremesa de açúcar de coco (opcional)
  • Leite de amêndoas --o suficiente para encher uma forminha de gelo
  • Opcionais para sabor e textura: nibs de cacau, chips de coco, coco ralado, coco queimado, chocolate amargo ralado.

Preparo

  1. Pegue uma forminha de gelo vazia, coloque leite de amêndoas e leve para congelar;
  2. Pique uma das bananas e leve para congelar também, se seu liquidificador for potente;
  3. No dia que for preparar, adicione no liquidificador todos os ingredientes, e as duas bananas que não estão congeladas;
  4. Processe tudo por 4 a 5 minutinhos até que forme uma mistura cremosa e congelada;
  5. Nesse momento, coloque metade do sorvete em uma forma, cubra com um pouco do coco ralado ou outra opção que tenha escolhido e então cubra com a outra metade do sorvete, misture tudo e leve para o congelador;
  6. Essa receita vai render três a quatro pós-treinos e dura uma semana no congelador --e com certeza vai dar briga na hora de dividir com os outros da casa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL