PUBLICIDADE

Topo

Molho branco low carb e vegano: receita acompanha massas e legumes

 Molho branco low carb e vegano - Chef Funcional - Arquivo pessoal
Molho branco low carb e vegano - Chef Funcional Imagem: Arquivo pessoal

Um incrível molho branco, facílimo de fazer e extremamente saudável com baixo teor de carboidratos. A base desse molho é de couve-flor, que proporciona cremosidade e estrutura para o molho, isso deixa com que seja fácil de combinar com qualquer preparação, pois podemos incrementar ele com outros sabores através de ervas e temperos.

Para esse molho em especial, vou usar levedura seca, que deixa o molho com sabor delicioso, semelhante ao queijo. O molho fica bom com legumes e vegetais, massas e até na lasanha. Para quem não segue uma dieta sem carne, ele também vai bem com peixe ou frango.

Ingredientes

  • 1 couve-flor cozida de tamanho médio
  • 4 dentes de alho picado (se quiser menos, pode colocar 1 dente apenas a depender da receita que for usar o molho)
  • 2 colheres (sopa) de levedura seca
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1/2 xícara de leite vegetal OU caldo de legumes OU água do próprio cozimento da couve-flor
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • Pimenta preta ou pimenta verde a gosto
  • Noz moscada moída a gosto (pode usar cominho no lugar, fica uma delicia!)

Preparo

  1. Cozinhe a couve-flor até que fique em ponto mole, será mais fácil de processar depois, use um pouco de sal na panela para que ela já fique pronta para receber os temperos.
  2. Quando chegar ao ponto, desligue e deixe esfriar, reserve pelo menos 1 xicara de água do cozimento para ir ajustando a cremosidade depois, caso não vá usar leite ou caldo de legumes.
  3. Quando estiver fria, coloque a couve-flor picada no liquidificador junto a todos os outros ingredientes e processe. Se for necessário vá acrescentando mais água do cozimento, caldo ou leite vegetal aos poucos, para deixar mais liquido.
  4. Desligue e guarde. Você pode usar imediatamente em outra receita ou então guardar na geladeira em um pote fechado por até dois dias.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL