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Batatas gratinadas com bechamel vegetal: receita é acompanhamento curinga

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Imagem: iStock
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

05/07/2020 04h00

Este é um prato bem requintado e muito servido em restaurantes, e mesmo que haja um certo "terror" contra as batatas, elas são alimentos nutritivos, estiveram sempre presentes na alimentação mais limpa e natural e não podem ser deixadas de lado. Basta que saibamos utilizá-las e aproveita-las da melhor forma e também maneirar nas quantidades.

Uma forma bem nutritiva de preparar é deixando a casca, obviamente que bem higienizadas, pois a casca possui um bom valor de potássio e zinco, além de ser uma excelente fibra.

O molho bechamel, eu já passei aqui uma receita, também possui excelente valor nutricional por ser feito a base de leite de castanhas, então essa receita com certeza vai ser uma carta na manga para você variar o cardápio e naqueles dias que você pode (e quer) comer mais carboidratos (já que a batata é um dos alimentos que mais o possuem... Por isso cuidado com as quantidades se estiver fazendo restrições).

Ingredientes (para uma travessa)

  • 3 batatas inglesas médias com a casca
  • Sal marinho moído na hora a gosto
  • 1 travessa com água
  • 150 g de castanha-do-pará
  • 3 colheres (sobremesa) de óleo de coco
  • 3 colheres (sobremesa) de farinha de batata-doce
  • Noz moscada moída a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal

Modo de preparo

  1. Deixe as castanhas em molho por 8h, escorra a água e processe no liquidificador com 300 ml de água, bata bem até ficar branco e então coe para formar o seu leite vegetal;
  2. Em uma panela coloque a farinha e o óleo de coco e deixe que fique uma pastinha, vá acrescentando aos poucos o leite vegetal sem parar de mexer, com uma espátula. Baixe o fogo para médio e então tempere com noz moscada, sal e pimenta a seu gosto;
  3. Limpe e higienize bem as batatas e então passe em uma lâmina para fazer discos finos. Coloque-as dentro da travessa com água e um pouquinho de sal para amolecer e ser mais fácil a cocção, e também para não mudar de cor enquanto espera a montagem;
  4. Preaqueça o forno a 200 graus;
  5. Pegue então uma travessa média e coloque uma colher de molho espalhada no fundo, disponha então vários discos de batata lado a lado, coloque uma camada de molho, e então mais uma camada de batata, e assim sucessivamente até a última camada; que deve ser de batatas;
  6. Leve ao forno durante 30 minutos.