PUBLICIDADE

Topo

Fudge de chocolate fácil e funcional: docinho leva apenas 5 ingredientes

Fudge de chocolate - iStock
Fudge de chocolate Imagem: iStock
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

01/07/2020 04h00

Podemos chamar esse fudge de docinho fit —apesar da nomenclatura 'fit' não agradar muito na nutrição — pois além de rápido e fácil, ele realmente é saudável e uma boa opção para quem tem intolerância à lactose ou glúten. Eu adicionei a farinha de amêndoas, pois contribui com o valor nutricional e faz com que a receita nos deixe mais satisfeitos, diminuindo a probabilidade de queremos comer além da conta.

É justamente por isso que evitamos a palavra 'Fit', pois passa a ideia de que podemos comer muito sem nos preocuparmos, mas não é verdade. Apesar de docinhos assim serem saudáveis e possuírem o poder de saciar, pelo acréscimo da farinha de amêndoas por exemplo, devem ser consumidos com moderação.

Ingredientes

  • 1/2 barra de chocolate amargo ou funcional (escolha sem lactose)
  • 1/3 de xícara (ou 2 colheres de sobremesa) de pasta de amendoim sem açúcar
  • 1 colher (sopa) de açúcar de coco ou adoçante xilitol
  • 1 colher (sopa) de amendoim ou nozes picadas (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de amêndoas ou farinha de coco integral

Preparo

  1. Primeiro derreta a barra de chocolate no micro-ondas em potência baixa para não queimar o chocolate.
  2. Retire do micro-ondas e misture com a pasta de amendoim, o açúcar, as nozes e farinha de amêndoas.
  3. Misture bem com uma colher de bambu ou espátula para que fique homogêneo, coloque em forminhas de silicone ou de gelo, ou espalhe em uma forma pequena quadrada. Leve à geladeira por 1 hora.