PUBLICIDADE

Topo

Café dalgona: aprenda a versão saudável do café da quarentena

iStock
Imagem: iStock
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

21/06/2020 04h00

Não se sabe ao certo qual é sua criação ou origem, mas desde que o distanciamento começou o Café Dalgona vem ganhando a vez e espaço em redes sociais, com vídeos curtos e tutoriais de como fazer.

Além de ser extremamente fácil, é muito saboroso, e eu confesso que não sabia o nome desse café até pouco tempo atrás, mas cresci fazendo ele para meu tio surfista, sempre que veraneava na casa deles em Torres (RS) —lembranças de infância.

Mas justiça seja feita, vamos então adaptar essa delícia para que os adeptos da alimentação saudável possam também desfrutá-la, seja quente ou fria.

Para quem não ingere lactose, sirva ele com seu leite vegetal preferido, quente, morno ou gelado.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de café instantâneo solúvel
  • 2 colheres (sopa) de água quente
  • 2 colheres (sopa) de açúcar de coco ou 1 colher (sopa) e meia de xilitol em pó
  • 2 xícaras de leite desnatado (ou o leite vegetal de sua preferência) quente ou bem gelado

Preparo

  1. Em uma tigela pequena, coloque todos os ingredientes e bata com um fouet (batedor de ovos) ou então com o batedor único da batedeira (não precisa usar os dois), até formar um creme marrom claro;
  2. Deve ser consumido na hora, ele lembra muito um merengue, e você pode servi-lo por cima do leite quente ou bem gelado, ou então com outras bebidas como chá e macthá. Essa quantidade batida dá para duas porções.