Topo

Taise Spolti

Waffle (ou panqueca) doce: aprenda a versão funcional dessa 'comfort food'

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

17/06/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nos dias que bate mais frio aqui no Sul, coisas que geralmente estavam na nossa infância começam a ter mais espaço na alimentação, é o que chamamos de "comfort food" (ou "comida para conforto", em tradução livre).

E sabiam que essa relação entre as emoções e sentimentos reconfortantes não deve ser deixada de lado quando pensamos em hábitos saudáveis? É muito comum vermos dietas extremamente restritivas que distanciam o indivíduo daquilo que realmente é saudável: viver em equilíbrio.

E se você parar agora pra pensar: qual comida (ou refeição) lembra muito a sua infância? Quando eu paro para pensar em comfort food, me lembro de muitas coisas simples que minha mãe fazia, e uma delas eram as panquecas doces, que quando cresci fui conhecer o clássico feito pelas avós do inteiror de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também, naqueles utensílios em formato de flor que iam direto ao fogo do fogão, lembram? O tal waffle.

Chamem como quiser, essa massa é deliciosa, simples e podemos fazer para guardar na geladeira e ir distribuindo ao longo da semana em momentos diversos, de forma saudável (pois é uma versão super saudável), e pode colocar mel, néctar de coco, geleia de frutas, ou o que desejar. Ai você que escolhe servir como panqueca ou colocar na máquina de waffle, se você tiver.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) farinha de aveia
  • 2 colheres (sopa) de farinha de coco
  • 1 ovo
  • 1 clara
  • 2 colheres de leite de coco integral
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) açúcar de coco ou mascavo (pode usar xilitol)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha natural

Preparo

  1. Bata todos os ingredientes em um liquidificador por 3 minutos, até a massa ficar lisa.
  2. Unte a forma de waffle (ou maquina se tiver) ou então uma frigideira, e acrescente uma concha pequena de massa, mantenha a temperatura média até dourar um lado, e então troque de lado.
  3. Sirva morno com o que desejar: mel, frutas, geleia, etc.