Topo

Ageless

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Dor nas articulações é sintoma pouco conhecido da menopausa

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

18/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Todo mundo já ouviu falar de calores, os famosos fogachos, ou de alterações de humor como sintomas da menopausa. Mas pouca gente sabe que a transição para o fim da idade fértil da mulher pode trazer junto mais de 30 sintomas.

Um deles, pouco conhecido, é a dor articular, que pode afetar os joelhos, ombros, pescoço, cotovelos ou mãos. Com o passar do tempo, você pode começar a perceber que sente mais dores nessas áreas do que costumava. E até lesões articulares antigas podem começar a doer novamente.

O estrogênio ajuda a manter nossas cartilagens —o tecido conjuntivo das articulações— saudáveis. Também ajuda na substituição natural do osso em nosso corpo. Isso significa que desempenha um papel importante na prevenção da inflamação e dor nas articulações. À medida que os níveis de estrogênio diminuem com a falência dos ovários no climatério, a inflamação pode aumentar, causando desconforto e artrite relacionada à menopausa.

Essa dor e inchaço nas articulações geralmente afetam as pequenas articulações das mãos e dos pés. No entanto, outras articulações, como joelhos, cotovelos e articulações do pescoço, também podem ser afetadas, causando rigidez e redução dos movimentos.

É comum sentir dores generalizadas devido ao desgaste normal das articulações à medida que envelhecemos. Portanto, a dor nas articulações nem sempre é necessariamente devido à menopausa, embora seja comum ela ocorrer neste momento.

"Além disso, na menopausa temos redução da qualidade do sono, e o sono não restaurador pela deficiência relativa de estrogênio poderá ser um dos pontos relacionados à piora da dor", diz a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly.

O que fazer para aliviar

Uma das soluções para a maior parte dos sintomas da menopausa é a terapia de reposição hormonal. Mas também existem outras medidas que podem ajudar, segundo a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly:

Siga uma dieta com alimentos anti-inflamatórios
Alguns alimentos reduzem a inflamação, enquanto outros a estimulam. Para o equilíbrio certo, coma mais frutas vermelhas, brócolis, abacate, tomate, vegetais de folhas verdes escuras como espinafre e couve, frutas cítricas, cerejas, peixes gordurosos como salmão, azeite, nozes, chocolate amargo (com moderação), azeite extravirgem, chá verde, açafrão e gengibre.

E evite alimentos que contribuem para a inflamação, como farinhas refinadas (pão branco, massas, bolo), frituras, carnes vermelhas e carnes processadas, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, e alimentos ultraprocessados.

Faça atividade física
O movimento regular mantém as articulações lubrificadas para que se flexionem e se estendam com mais facilidade e com menos dor. Atividades de baixo impacto, como ioga, caminhada, natação e ciclismo, são mais suaves para as articulações do que esportes de alto impacto, como corrida.

Faça musculação
O fortalecimento dos músculos de apoio ao redor de uma articulação proporciona estabilidade. Quando as articulações estão estáveis, elas funcionam melhor e você tem menos risco de danos ou lesões.

Mantenha o controle sobre seu peso
O excesso de peso coloca estresse em suas articulações enquanto nos movemos, então eliminar o excesso de peso pode significar um alívio para articulações que suportam peso, como quadris e joelhos. Além da sobrecarga mecânica do peso a mais, os níveis de leptina, hormônio secretado pelas células de gordura, aumenta o aparecimento dos processos degenerativos articulares.

Mantenha-se hidratada
Beba bastante água para manter os tecidos lubrificados. Na menopausa, o corpo não retém água tão bem quanto antes, por isso é importante repor o perda de líquido. Água é sua melhor escolha.

Faça pausas para alongar ao longo do dia
Muito tempo sentada ou no computador piora a situação. Em intervalos regulares, por exemplo, a cada 20 ou 30 minutos, pare o que estiver fazendo e mova-se. Em um computador, estique os antebraços, faça alguns círculos de pulso ou aperte uma bola macia. Levante-se de sua mesa e marche no lugar e, em seguida, estique as pernas e os quadris. O movimento ajudará a manter sua articulação lubrificada e minimizará a rigidez e a dor.

Cuide do estresse
O estresse também afeta as articulações. Isso porque ele aumenta os níveis de cortisol, que pode causar inflamação adicional nas articulações. Faça o que puder para manter o estresse sob controle. Se estiver estressada, considere uma pausa de alguns minutos ao longo do dia para fazer exercícios de respiração. Outra terapia complementar que pode trazer melhora no sistema opioide (que atua na dor) é a acupuntura.

Avalie o uso de suplementos
O magnésio é um suplemento que pode ajudar. O magnésio fortalece os ossos, mantém a função nervosa e muscular e ajuda a manter a cartilagem das articulações. Outras opções são a glucosamina e a condroitina. Outros suplementos que podem ajudar no processo anti-inflamatório são fitoterápicos como a boswellia serrata e os curcuminoides. Converse com seu médico para saber se essa seria uma opção para o seu caso.