Topo

Adriana Miranda

A meditação e os benefícios de cuidar também da saúde emocional

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

15/01/2020 04h00

Uma das minhas metas em 2020 é explorar novas atividades, como comentei aqui com vocês no meu último texto. Então, para este ano, escolhi aprender mais sobre a meditação, começar a praticar e me desenvolver.

Mesmo adorando atividades físicas e fazendo exercícios todos os dias, acredito ser importante também olhar para a parte emocional com o objetivo de ter cada vez mais equilíbrio no dia a dia.

A meditação é uma das ferramentas para isso. E o mais interessante é que é preciso poucos minutos diários para começar.

Aproveito para compartilhar os principais benefícios da meditação, quem sabe você se anima a começar a praticar também.

1. Melhora a ansiedade

Buscar o equilíbrio emocional por meio da meditação reduz o estresse e, por consequência, reduz a ansiedade. Aprendemos a deixar o passado lá atrás e viver o momento presente, sem ansiar pelo futuro. Ou seja, aprendemos a viver um dia de cada vez.

2. Melhora a qualidade do sono

Dedicar poucos minutos por dia (5 minutos já são suficientes!) ajuda a encararmos todas as atividades do dia a dia sem levar os pensamentos e as preocupações para a nossa cama quando vamos dormir.

3. Melhora a concentração

Meditar é excelente para treinar a mente a direcionar a atenção para os momentos mais relevantes, aumentando a capacidade de foco e aprendizado. Você consegue absorver mais informações em um espaço menor de tempo e gastando uma menor quantidade de energia corporal.

Esses são alguns benefícios da meditação, mas ela tem muitos outros. Isso me motivou ainda mais a aprender essa técnica e procurar desenvolvê-la nesse novo ano.

E qual a sua resolução para 2020? Já pensou em se aventurar na meditação ou já pratica? Me conte aqui.

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 63 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.