Topo

Adriana Miranda

Minhas resoluções de ano novo: como planejo a parte física e emocional

"Durante as férias, procuro fazer atividades que trazem prazer, como caminhar na praia" - Arquivo pessoal
"Durante as férias, procuro fazer atividades que trazem prazer, como caminhar na praia" Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do VivaBem

01/01/2020 04h00

E um novo ano se inicia. Eu gosto sempre de pensar que é um novo ciclo. Um momento que eu faço o balanço do ano que passou e planejo o meu próximo. É tempo de desacelerar, de refletir, repensar e também de agradecer por tudo que aconteceu comigo.

Adoro esse momento depois das comemorações do Natal! E quero contar aqui para vocês como eu me preparo para a minha virada de ano, pois considero esse período muito importante e especial.

Gosto de dividir o meu balanço do ano em duas partes: física e emocional.

Em relação à parte física, avalio quais exercícios que fiz e me trouxeram o resultado esperado, e quais não trouxeram. Aproveito para checar se houve alguma atividade nova que aprendi e que me trouxe o mesmo resultado em menor tempo ou com menor esforço. Estou falando aqui de produtividade!

Afinal, com a minha rotina bem agitada, nada melhor do que incluir exercícios que otimizem o meu tempo e a minha saúde física, não é mesmo? Durante as minhas férias de janeiro, gosto de fazer os exercícios que trazem prazer e eu realmente gosto, por exemplo, andar de bike ou fazer longas caminhadas na praia. Assim, começo o ano com o pé direito e muita energia!

Para complementar o meu planejamento da parte física, leio muitas revistas e sites para me inspirar em novas receitas que vão complementar meu cardápio durante o ano todo. Novos sabores e novos aromas me animam muito e me fazem ver que é possível seguir uma dieta gostosa e saudável.

Já a parte emocional está cada vez mais em foco nas minhas resoluções. Acredito muito que ela está diretamente ligada ao meu equilíbrio durante o ano todo e também conectada com o meu desempenho físico. Aqui, meu lema é me desafiar. Gosto de aprender novas atividades todos os anos!

Ioga, por exemplo, é uma prática que quero desenvolver, traz uma flexibilidade e tônus muscular excelentes. Fiz há muito tempo atrás e agora quero retornar. Eu recomendo!

Uma das minhas resoluções para o meu ano novo é também aprender a meditar. A meditação traz uma série de benefícios para a saúde física e mental, reduz a ansiedade, controla o estresse, ajuda a tratar a depressão, melhora a concentração...

E, por fim, eu adiciono no meu planejamento de ano novo uma viagem que eu adoraria fazer!

Um lugar novo para explorar durante as férias para recarregar as minhas energias. Pode ser sozinha, com meu marido ou com a família. Seja uma nova cidade aqui no Brasil, seja algum país no exterior. O que importa é sair da rotina e trazer algo novo para o meu ano que se inicia!

E você, como está se planejando para 2020? E qual lugar novo que você gostaria de visitar e explorar? Me conte aqui!

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 63 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.