Topo

Adriana Miranda

Vida nova em 2019? Dicas simples para colocar os objetivos em prática

Usar o ano novo para buscar novos objetivos dá mais ânimo - Arquivo Pessoal
Usar o ano novo para buscar novos objetivos dá mais ânimo Imagem: Arquivo Pessoal

Colunista do UOL

02/01/2019 04h00

Ao longo da minha trajetória em busca de uma vida mais saudável e equilibrada, aprendi que para muitas pessoas o mais difícil é começar.

Seja o assunto o abandono de maus hábitos, como fumar, beber ou comer em excesso, uma ​​​​​​​reeducação alimentar, a prática regular de exercícios, uma terapia ou quaisquer outras atitudes que comprovadamente aumentam nossa qualidade de vida, parece que nossa mente está constantemente elaborando desculpas para que as deixemos para depois, não é mesmo?

Não por acaso, estou trazendo à tona esse assunto por um motivo bem específico: estamos às portas de um novo ano, e essa é uma época extremamente propícia para finalmente colocarmos em prática aquelas mudanças há muito almejadas para nossa rotina.

As palavras-chave para o sucesso, quando falamos de qualquer mudança em nosso estilo de vida, são planejamento e organização. É preciso comprometimento e tratar a questão com a mesma seriedade com que tratamos questões profissionais, por exemplo. Afinal, nada é mais importante que nossa saúde.

Passo a passo

Antes de mais nada, deixe claro para si mesmo (a) qual o seu motivo principal para querer mudar de vida. De nada adianta você planejar algo se não tiver um objetivo definido em mente. Sem metas estabelecidas, fica muito mais fácil perdermos o foco, e, consequentemente, mais tentador desistir no meio do caminho

O truque é pensar a longo prazo, e manter em mente a recompensa futura de um corpo funcional, em forma e saudável.

Se a mudança pretendida envolve uma dieta --e costuma envolver! --, é preciso levar em conta a praticidade da mesma, pois, se você precisar fazer um esforço hercúleo para obter e preparar os ingredientes do seu plano alimentar, o ânimo logo se esvai.

Não tente mudar seus hábitos drasticamente da noite para o dia. Isso cria o desejo subconsciente por recaídas, que têm a péssima mania de irem se tornando mais e mais frequentes, até que voltam a ser a norma.

Anote seu peso e medidas iniciais para acompanhar a sua evolução e, assim, obter mais motivação para continuar. Atualmente, existem aplicativos que registram os alimentos e calorias consumidos, facilitando o controle da dieta e do processo de emagrecimento.

Desfrute da sua nova vida!

É fundamental que você encontre prazer nas mudanças efetuadas, ainda que, de início, qualquer mudança seja (ou pareça) árdua e dolorosa. Encontre um esporte que lhe desperte prazer e interesse, mesmo que, à primeira vista, não pareça ter nada a ver com você. Pense fora da caixa!

Da mesma forma, deixe de lado seus preconceitos relativos à alimentação. Abra sua mente e paladar a novos sabores, e perceba que se alimentar de forma saudável não precisa ser uma experiência sem graça ou desprovida de prazer.

Por fim, preste atenção aos sinais e respostas do seu corpo, que podem aparecer mais rápido do que você espera, ainda que de formas diferentes do que imagina. A vida saudável é uma fascinante jornada, e não um destino. Vamos trilhar juntos esse caminho?

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube