A soja é uma leguminosa rica em proteína de alta qualidade, contendo cerca de 40%, sendo uma substituta principal de carnes e derivados.
Com 20% de lipídios ricos em ácidos graxos poli-insaturados, a soja é naturalmente isenta de colesterol. Além disso, é fonte de minerais como potássio, fósforo, ferro e magnésio, e vitaminas do complexo B.
Bruno Henrique Pedersoli/UOL
A soja contém vitamina E, um antioxidante essencial que combate o envelhecimento precoce, além de ser rica em fibras que proporcionam saciedade e estimulam a função intestinal.
Consumir soja regularmente auxilia no controle do colesterol, fortalece os ossos, reduz a eliminação de cálcio na urina e contribui para o aumento da massa muscular, sendo recomendada para praticantes de atividade física e idosos.
As isoflavonas presentes na soja ajudam a reduzir os sintomas da TPM e da menopausa, diminuindo ondas de calor, sudorese e contribuindo na prevenção de osteoporose e câncer de mama.
A soja pode ser consumida em grãos, saladas e em diversas preparações. Existem produtos industrializados à base de soja, como bebidas, farinha, proteínas concentrada, isolada e texturizada, tofu, missô, tempeh, shoyo, e óleo de soja.
Crianças, vegetarianos, veganos e alérgicos ao leite de vaca podem consumir leite de soja, desde que haja acompanhamento de um pediatra ou nutricionista a partir de um ano de idade.
A soja não precisa ser evitada por considerações transgênicas. A CTNBio e a Anvisa avaliam e regulam a segurança dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) no Brasil, incluindo a soja.
O sabor residual, muitas vezes citado como razão para evitar a soja, melhorou consideravelmente nos produtos industrializados à base desse ingrediente.
In Pictures Ltd./Corbis via Getty Images
A Anvisa não apenas libera o consumo da soja transgênica, mas recomenda o consumo diário de 25 gramas por adulto, equivalente a 5 copos de leite de soja.
Para aqueles que preferem evitar produtos transgênicos, existem opções de soja orgânica no mercado, atendendo aos consumidores preocupados com essa questão.
A variedade de produtos à base de soja é incentivada, pois a concentração de proteína pode variar. Opções como a soja orgânica também estão disponíveis.
Divulgação/Guilherme Alves
Com informações regulamentadas e uma gama de opções, a escolha consciente de produtos à base de soja pode agregar benefícios nutricionais à dieta, contribuindo para uma alimentação saudável.
Para mais informações, acesse VivaBem.