Vasodilata, regula pressão e reduz inflamação: os benefícios da pera à saúde

Por Samantha Cerquetani

Com sabor doce e suave, as peras são frutas facilmente encontradas, cultivadas no Brasil desde o período colonial, com mais de três mil espécies globalmente.

iStock

Pera oferece nutrientes essenciais como vitaminas A, E, C, fibras, potássio, magnésio e cálcio, além de carotenoides e flavonoides antioxidantes. Com apenas 54 kcal por unidade média, é pouco calórica.

Getty Images/iStockphoto

Prática e nutritiva, a pera é ideal para consumo entre refeições, in natura ou em diversas receitas doces e salgadas.

Thinkstock

Ajuda no Funcionamento do Intestino: Rica em fibras, especialmente na casca, promove a formação do bolo fecal, estimula os movimentos peristálticos e favorece a regularização intestinal.

iStock

Benefícios Cardíacos: As fibras auxiliam na redução do colesterol "ruim" e o potássio tem efeito vasodilatador, contribuindo para a saúde cardiovascular e controle da pressão arterial.

iStock

Propriedades Anti-inflamatórias: Flavonoides, luteína, zeaxantina, vitaminas A, C, K e ácido clorogênico combatem inflamações celulares, prevenindo o envelhecimento precoce.

iStock

Controle Glicêmico: A presença de pectina, uma fibra solúvel, contribui para o controle da glicemia, sendo indicada para quem busca uma dieta com baixo índice glicêmico.

iStock

Aumento da Saciedade: Fibras e água retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando sensação de saciedade e contribuindo para a redução do consumo alimentar.

iStock

Saúde Óssea: Cálcio, magnésio e potássio colaboram na formação e mineralização dos ossos, sendo benéficos, especialmente, para mulheres após a menopausa.

iStock

Melhoria na Visão: Carotenoides, betacaroteno, luteína e zeaxantina presentes nas peras ajudam a prevenir doenças degenerativas da visão.

iStock

Riscos e Contraindicações: Normalmente segura, a pera pode causar alergias em algumas pessoas, enquanto indivíduos com diabetes devem consumi-la com moderação.

iStock

Versatilidade no Consumo: Pode ser ingerida crua, cozida, ou congelada por até 15 dias, sendo uma opção para lanches, sobremesas e sucos.

Getty Images/iStockphoto

Para mais informações, acesse VivaBem.

Priscilla Martins
Publicado em 15 de fevereiro de 2024.

Veja Também