Movimento

5 acessórios que vale a pena investir para malhar em casa

iStock
Fazer exercícios em casa é uma ótima opção para manter o condicionamento físico, a saúde e o equilíbrio mental
Getty Images
É possível fazer um treino completo só com o peso do corpo, mas investir em acessórios pode turbinar a atividade física e sua motivação. A seguir, damos 5 opções
Getty Images

1. Elástico

Bom para: ganho de força e resistência muscular
Getty Images
A resistência do elástico gera uma carga extra nos exercícios. Permite trabalhar todos os músculos do corpo, em movimentos como agachamentos (pernas), roscas (braços), remadas (costas), elevações de braços (ombros) e abdominais.
iStock

2. Fita de suspensão

Bom para: ganho de força e resistência muscular
iStock
Com ela, o peso corporal serve de carga e você consegue aumentar ou diminuir a dificuldade dos exercícios variando a inclinação do corpo.
iStock
Além de força e resistência, o treino na fita de suspensão desenvolve equilíbrio e recruta bastante o trabalho dos músculos do core (formado pela região abdominal, lombar e do quadril).
iStock

3. Roda abdominal

Bom para: fortalecimento do core
iStock
Você pode fazer exercícios com as mãos ou os pés apoiados na roda. O acessório proporciona uma grande ativação dos músculos do core e também permite trabalhar pernas, ombros e costas.
iStock

4. Meia esfera

Bom para: fortalecimento do core
e ganho de equilíbrio
iStock
A meia esfera exige que os músculos da região abdominal trabalhem bastante para estabilizar o corpo durante o treino. Você pode fazer exercícios em pé, com a mãos apoiadas ou sentado.
iStock

5. Caixa

Bom para: ganho de potência
iStock
O acessório é usado para exercícios pliométricos (com saltos), que são ótimos para ganhar explosão, precisão e agilidade.
iStock
Agachamento com salto e o salto na caixa com elevação de panturrilha são alguns exercícios comuns feitos no acessório, que também pode servir como apoio para realizar flexão de braços, burpee, tríceps no banco.
iStock
Publicado em 11 de junho de 2020.
Fontes: Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Cia. Athletica; Luan Rodrigues, gerente do departamento técnico do grupo Bio Ritmo e Smart Fit; João Felipe Ribeiro, coordenador de musculação da Bio Ritmo Unidade Higienópolis; Jackeline Voltolini, coordenadora fitness da Bodytech Campinas. Reportagem: Fernanda Beck Edição: Cesar Candido dos Santos