A carambola é rica em vitamina C, tem sabor doce-ácido e formato de estrela, com benefícios à saúde e uma importante contraindicação para quem tem problemas renais.
A vitamina C presente na carambola tem ação antioxidante, combate radicais livres e estimula o colágeno, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Com 2 g de fibras por 100 g, a carambola favorece o trânsito intestinal e ajuda no combate à prisão de ventre, além de promover saciedade.
Com apenas 46 calorias por porção média, é uma boa opção de lanche leve para quem busca perder peso sem abrir mão do sabor.
Estudos iniciais indicam que compostos da carambola podem ajudar a prevenir gordura no fígado e proteger contra o câncer hepático ? mas são necessários mais estudos em humanos.
A fruta contém caramboxina, uma substância tóxica para pessoas com doença renal crônica, que pode causar sintomas neurológicos graves.
Pessoas com rins saudáveis podem consumir carambola sem preocupações, mas quem tem problemas renais deve consultar um médico antes.
Apesar de pouco estudada na dieta ocidental, a carambola mostra grande potencial nutricional e pode ser mais explorada na alimentação do dia a dia.
Para saber mais, acesse VivaBem.