Iguaria comum em churrascos, o coração de galinha é um alimento versátil, adequado para diversos preparos, como risotos e baião de dois.
Thais Ceneviva/Getty Images/iStockphoto
Rico em aminoácidos essenciais, o coração fornece proteínas essenciais para a saúde do cabelo, pele e músculos, sendo indicado para quem busca uma dieta equilibrada.
MariyaPhoto/Getty Images/iStockphoto
Apesar de nutritivo, o consumo exagerado do coração de galinha, comum em aperitivos, pode ser problemático devido às gorduras saturadas. A recomendação é limitar a ingestão a até 20 unidades.
Vladimir Mironov/Getty Images/iStockphoto
Com uma quantidade significativa de ferro, o coração de galinha é recomendado para combater a anemia e é especialmente benéfico para mulheres no período menstrual.
Rico em vitaminas do complexo B, como a niacina, o coração de galinha contribui para a energia, sinalização celular e fortalecimento do sistema nervoso, além de ter zinco para reforço imunológico.
Com gorduras insaturadas, consideradas saudáveis, o coração de galinha auxilia na redução do colesterol "ruim" (LDL), proporcionando benefícios para a saúde cardiovascular.
Contendo potássio, fósforo, magnésio e cálcio, o alimento contribui para o funcionamento celular, saúde óssea e fortalecimento muscular.
Além do churrasco, o coração de galinha pode ser preparado na air fryer, panela de pressão e compor pratos regionais, como baião de dois, risotos, molhos e sanduíches.
Pessoas que sofreram queimaduras podem se beneficiar da inclusão do coração na dieta, pois a proteína auxilia na reconstrução do tecido lesionado.
Pacientes com colesterol alto, histórico de cirurgia de vesícula ou tendência à formação de placas de gordura devem preferir carnes mais magras. Pessoas com ácido úrico elevado e após a menopausa podem precisar restringir o consumo.
Dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos incluem 201 kcal, 39 g de proteínas, 12,1 g de lipídios, cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo, magnésio, vitamina B6, vitamina A e 369 mg de colesterol.
Vladimir Mironov/Getty Images/iStockphoto
O coração de galinha assado ou grelhado reduz as gorduras, sendo uma opção mais saudável, preservando cerca de 12% de gordura por 100g.
Thais Ceneviva/Getty Images/iStockphoto
Para mais informações, acesse VivaBem.
Alleko/Getty Images/iStockphoto