Suga colesterol do sangue, bloqueia carboidrato e emagrece: os 6 benefícios da ervilha à saúde

Por Fabiana Gonçalves

A ervilha é considerada um alimento funcional, por seus inúmeros benefícios à saúde. Conheça 6 deles a seguir!

iStock

Proteção Cardíaca: A ervilha possui efeito anti-inflamatório e antioxidante, favorecendo o fluxo sanguíneo e contribuindo para a saúde cardiovascular.

iStock

Controle do Colesterol, Triglicérides e Glicemia: Rica em vitamina B3, a ervilha auxilia no controle do colesterol, reduzindo triglicérides, LDL (colesterol "ruim") e aumentando HDL (colesterol "bom"). Suas fibras solúveis também ajudam a controlar a glicemia.

iStock

Auxílio no Emagrecimento: Com baixo índice glicêmico e apenas 100 calorias em uma xícara, a ervilha possui fibras que retardam a absorção de carboidratos, contribuindo para a perda de peso.

iStock

Fortalecimento Muscular: A vitamina K presente na ervilha atua no fortalecimento de ossos e músculos, sendo uma fonte de proteína vegetal recomendada para construção muscular.

iStock

Prevenção da Osteoporose: Fonte de cálcio e vitaminas do complexo B, a ervilha contribui para a saúde óssea, prevenindo a osteoporose.

Moyo Studio/IStock

Combate ao Envelhecimento da Pele: Com quantidades significativas de polifenóis, vitaminas C e E, ômega 3, zinco e outros componentes, a ervilha combate o envelhecimento precoce da pele.

iStock

Informações Nutricionais (Porção de 100g): Calorias: 81 / Carboidratos: 14,5g / Proteínas: 5,4g / Gorduras: 0,4g / Fibras: 5,1g

iStock

Existem ervilhas de vagem comestível, conhecidas como ervilhas tortas, e ervilhas para debulhar, consumidas verdes ou secas. A fresca contém mais nutrientes, mas a versão congelada mantém benefícios e praticidade.

Gabriela Queiro/Divulgação

Ervilhas enlatadas, embora processadas, retêm algumas propriedades. Recomenda-se adicioná-las a preparos como arroz, saladas e sopas para diluir o sal presente.

iStock

Ao escolher ervilhas congeladas, evite grandes cristais de gelo no pacote, indicativos de descongelamento que pode propiciar o desenvolvimento de bactérias.

Felipe de Souza/Colaboração para o UOL

Embora a ervilha forneça proteína vegetal com aminoácidos essenciais, a metionina é baixa, sendo ideal complementar a refeição com arroz, rico nesse aminoácido.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 05 de dezembro de 2023.