Suga açúcar do sangue, queima gordura e absorve colesterol: os benefícios da lichia para a saúde

Por Fabiana Gonçalves

A lichia, disponível de dezembro a janeiro, pode ser consumida in natura, em sucos, chás e até em doces, apresentando uma ampla versatilidade.

iStock

Composta por vitaminas C e do complexo B, potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e folato, a lichia é uma fonte rica em nutrientes essenciais para a saúde.

Thinkstock

A vitamina C na lichia atua como antioxidante, combatendo os radicais livres responsáveis por danos celulares, fortalecendo o sistema imunológico.

iStock

A presença de compostos fenólicos, como o oligonol, sugere que a lichia pode ser coadjuvante no tratamento do diabetes, regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina.

iStock

Com baixo teor calórico (70 cal em 100g) e alta concentração de água, a lichia é uma opção para quem busca emagrecimento, proporcionando saciedade e contribuindo para a queima de gordura abdominal.

iStock

A quantidade significativa de potássio (171 mg em 100g) na lichia ajuda na redução da pressão arterial, contrapondo os efeitos do sódio e favorecendo a saúde cardiovascular.

iStock

A presença de antioxidantes, fibras e o potencial em auxiliar no emagrecimento contribuem para reduzir a absorção de LDL, colaborando para a diminuição dos níveis de colesterol.

iStock

A lichia, devido à vitamina C e compostos fenólicos, atua na prevenção do envelhecimento precoce, proporcionando propriedades rejuvenescedoras e proteção contra raios ultravioletas.

iStock

As vitaminas C e do complexo B na lichia, juntamente com antioxidantes, contribuem para a formação de colágeno, fortalecendo cabelos e unhas e promovendo seu crescimento saudável.

iStock

Minerais como zinco, ferro, magnésio, cálcio e fósforo na lichia proporcionam benefícios para o sono, melhorando a qualidade e equilibrando a transmissão nervosa.

Niels Zee/ Unsplash

A lichia não apresenta contraindicações claras, mas deve ser evitada em jejum devido à hipoglicina, que pode reduzir os níveis de glicose, levando a crises de hipoglicemia.

iStock

A lichia oferece 66 kcal, 16,53g de carboidratos, 0,83g de proteínas, 0,44g de gorduras totais, 1,3g de fibras, e uma variedade de vitaminas e minerais essenciais.

Pedro Azevedo/Folhapress

Originária da China, a lichia ganhou destaque no Brasil nos últimos 10 anos, sendo cultivada principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.

iStock

Considerando seus múltiplos benefícios à saúde, a lichia é uma excelente opção para ser incluída em uma dieta equilibrada, proporcionando uma variedade de nutrientes essenciais.

Thinkstock

Para mais informações, acesse VivaBem.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 22 de novembro de 2023.