O tomate (Solanum lycopersicum) é um fruto nativo da América do Sul. Os tipos mais comuns são o tomate carmem, o italiano e o cereja.
Joanna McCarthy/Getty Images
Ele é rico em vitaminas A, B, C, K e minerais como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro.
A substância que dá a coloração vermelha ao fruto se chama licopeno, é um carotenoide e possui vários benefícios para a saúde, principalmente por sua ação antioxidante.
Max Oppenheim/Getty Images
Por esses motivos, o tomate pode ser considerado um alimento funcional, desempenhando papel importante na prevenção e tratamento de doenças.
Confira, a seguir, os principais benefícios do tomate.
Ajuda a prevenir o câncer
O consumo de tomate está associado a menor incidência de câncer de próstata, pulmão e estômago, graças ao licopeno -- um dos elementos que desempenham papel protetivo.
Fcafotodigital/Getty Images
Baixos níveis de licopeno e betacaroteno estão associados a um maior risco de problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Além disso, o licopeno ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e o estresse oxidativo.
O licopeno também contribui para proteger a pele. Por isso, consumir frequentemente o tomate ajuda na textura e na saúde da pele, minimizando os poros dilatados, surgimento de acne e erupções cutâneas.
Veronica Dimova/Getty Images/RooM RF
O tomate é um alimento rico em vitamina A, por isso, é benéfico para a saúde ocular. A vitamina A é fundamental para o funcionamento da retina e sua deficiência está associada a uma série de doenças da visão.
Ajuda a diminuir a pressão
Para reduzir a hipertensão, é importante realizar uma dieta pobre em sódio e rica em potássio, pois este mineral tem efeito vasodilatador. Uma porção de 100 g de tomate possui 222 mg de potássio.
Diminui o risco de diabetes
O fruto é rico em cromo, mineral relacionado ao metabolismo da glicose cuja deficiência pode favorecer o diabetes tipo 2. O cromo facilita a ação da insulina, permitindo que ela consiga inserir a glicose nas células com maior facilidade.
Isso ocorre porque ele é rico em vitamina A, vitamina C e as vitaminas do complexo B, que melhoram o suporte proteico para ganho de massa muscular e formação da estrutura do bebê.
Photographer/Getty Images/iStockphoto
Embora raro, há casos de pessoas que apresentam alergia ao tomate e devem evitar o consumo do alimento. O tomate verde deve ser evitado, pois ele possui solanina, substância que pode provocar sintomas como diarreia e vômitos.