Suga açúcar do sangue, reduz colesterol LDL e desinflama: os benefícios do morango à saúde

Por Samantha Cerquetani

Originário de climas temperados, o morango é um fruto versátil, de cor avermelhada, com aplicações diversas em sucos, sobremesas e pratos agridoces.

Getty Images

Com mais de 90% de água, o morango é pouco calórico (30 calorias em 100 g) e rico em fibras, antocianinas, ácido elágico, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, zinco, vitaminas B2 e B6.

Getty Images/iStockphoto

Estudo indica que o consumo diário de morangos contribui para redução de aproximadamente 9% nos níveis de colesterol ruim (LDL), devido à presença de antocianina, antioxidante que impede a oxidação do LDL.

iStock

Além da redução do colesterol, o morango, rico em flavonoides, está associado à menor concentração de Proteína C-Reativa (PCR), indicando menor risco cardiovascular.

iStock

Frutas vermelhas, incluindo morangos, mostraram reduzir a pressão arterial e aumentar o colesterol HDL, diminuindo o risco de hipertensão.

iStock

Com baixo índice glicêmico, o morango pode ajudar na redução dos níveis de glicose no sangue, sendo benéfico para pessoas com diabetes.

iStock

Os flavonoides do morango possuem propriedades anti-inflamatórias, reduzindo dor e inflamação em adultos obesos com artrite degenerativa do joelho.

iStock

Rico em vitaminas C, E, betacarotenos e compostos bioativos, o morango fortalece a imunidade, contribuindo para cicatrização e absorção de ferro.

iStock

Pesquisas sugerem que o morango pode auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias intestinais e na prevenção do câncer, inibindo o crescimento de células cancerígenas.

iStock

Apesar de geralmente seguro, o morango pode conter resíduos de agrotóxicos; sendo alergênico para algumas pessoas, requer consumo moderado para evitar exposição prolongada.

Getty Images

Consumido in natura ou em receitas, o morango oferece versatilidade. Pode ser adoçado com açúcar, preferencialmente orgânico, ou substituído por adoçante em dietas para emagrecimento.

Deborah Pendell/Getty Images

Além de consumir puro, o morango é usado em vitaminas e sucos com leite, proporcionando uma opção nutritiva, mas calórica.

iStock

Prefira picolés feitos com a própria fruta ou polpa, evitando sorvetes industriais com suco concentrado para maximizar os benefícios.

Divulgação

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 02 de fevereiro de 2024.