O manjericão é rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro.
Existem mais de 60 variedades de manjericão, sendo algumas das mais populares no Brasil o manjericão-doce, italiano, miúdo e roxo.
Benefícios Cardiovasculares: Rico em magnésio e potássio, contribui para a saúde do coração e regula os batimentos cardíacos.
Controle da Pressão Arterial: O eugenol presente no manjericão possui propriedades antioxidantes e vasorelaxantes, favorecendo a saúde cardiovascular.
Saúde Ocular: A alta concentração de vitamina A e carotenoides beneficia a saúde dos olhos.
Regulação do Açúcar no Sangue: Ajuda na homeostase da glicose e sensibiliza a insulina, auxiliando no controle do diabetes.
Ação Antioxidante: Compostos fenólicos e flavonoides presentes no manjericão exercem uma poderosa ação antioxidante.
Tratamento de Aftas: Suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas são úteis no tratamento de aftas e outras lesões orais.
Efeito Relaxante: O geraniol e o linalol proporcionam relaxamento e ajudam no controle de sintomas como depressão, ansiedade e insônia.
Tratamento de Doenças Inflamatórias: Os óleos presentes na planta ajudam a reduzir inflamações, como artrite e problemas intestinais.
Combate ao Excesso de Gases: Possui propriedades carminativas que combatem o excesso de gases e melhoram a função do fígado.
Formas de Consumo: Pode ser utilizado fresco ou seco em diversas receitas, como molhos, saladas e sobremesas.
Preparo de Chá: O chá de manjericão, por infusão, é indicado para problemas digestivos ou respiratórios.
Para saber mais, acesse VivaBem.