Suga açúcar do sangue, reduz colesterol e regula pressão: os benefícios do morango à saúde

Por Samantha Cerquetani

O morango, fruto típico de climas temperados, destaca-se por sua cor avermelhada brilhante e sabor levemente ácido.

iStock

Além de consumido in natura, o morango é usado em sucos, smoothies, sorvetes, doces, bolos e receitas agridoces.

Getty Images

Pertencente ao grupo das berries, o morango é um dos representantes das frutas vermelhas, que incluem amora, framboesa e cranberry.

iStock/VivaBem

Com mais de 90% de água, o morango é pouco calórico e contém fibras, antocianinas, ácido elágico, vitaminas C, B2 e B6, além de minerais como cálcio, potássio, magnésio e zinco.

iStock

Benefícios para o Coração - Redução do Colesterol: Estudo mostra que o consumo diário de morango reduziu os níveis de colesterol ruim (LDL) em aproximadamente 9%.

iStock

Benefícios Cardiovasculares: Além da redução do colesterol, o morango é associado a menores concentrações de Proteína C-Reativa, indicando menor risco cardiovascular.

iStock

Ação Antipressão Alta: Consumo regular relacionado a redução da pressão arterial, contribuindo para a saúde cardiovascular.

iStock

Efeito Positivo na Glicemia: Considerado de baixo índice glicêmico, o morango pode auxiliar na redução dos níveis de glicose no sangue.

iStock

Propriedades Anti-inflamatórias: Os flavonoides presentes no morango mostram propriedades anti-inflamatórias, reduzindo dor e inflamação em algumas condições.

iStock

Estímulo à Imunidade: Rico em vitaminas e compostos bioativos, o morango fortalece a imunidade, auxiliando na cicatrização e absorção de ferro.

iStock

Estudos Promissores: Pesquisas sugerem benefícios na doença de Crohn e retocolite ulcerativa, bem como na prevenção do câncer, devido aos flavonoides e antioxidantes.

iStock

Apesar dos benefícios, o morango pode conter agrotóxicos e ser alergênico para algumas pessoas, exigindo moderação no consumo.

Getty Images

Pode ser consumido in natura, em vitaminas, sucos, sorvetes e até mesmo em preparações salgadas como saladas.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 19 de janeiro de 2024.