Suga açúcar do sangue, elimina gordura e reduz peso: os 8 benefícios da aveia à saúde

Por Samantha Cerquetani

A aveia é um cereal versátil consumido no café da manhã e pode ser usado em várias receitas ao longo do dia, disponível em diferentes formas: farelo, flocos ou farinha.

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Rico em fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas, a aveia é considerada um alimento saudável com diversos benefícios.

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Contrariando a ideia de que a aveia engorda, seu baixo índice glicêmico proporciona saciedade, podendo até contribuir para o emagrecimento.

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A betaglucana na aveia aumenta a viscosidade do bolo alimentar, prolongando a sensação de saciedade e influenciando a ingestão calórica, auxiliando no controle de peso.

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Estudos indicam que a aveia pode reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares.

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Com baixo índice glicêmico, a aveia auxilia no controle do açúcar no sangue, beneficiando pessoas com resistência à insulina.

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O consumo regular de aveia reduz a prisão de ventre, promovendo fezes mais macias e fortalecendo a microbiota intestinal.

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A aveia contribui para a saúde cardíaca ao diminuir o colesterol ruim e controlar a pressão arterial, reduzindo o risco de infarto.

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Rica em carboidratos, a aveia é uma excelente fonte de energia, sendo recomendada antes da atividade física para proporcionar disposição prolongada.

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Vitaminas do complexo B na aveia melhoram o humor e a função cerebral, enquanto o triptofano contribui para a produção de serotonina, promovendo bem-estar e boa qualidade de sono.

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Recomendada para gestantes, a aveia é nutritiva e auxilia na prevenção de constipações, além de reduzir o risco de diabetes gestacional.

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Estudos sugerem que o consumo de aveia está associado à redução do risco de câncer colorretal, devido às suas fibras que auxiliam na eliminação de substâncias tóxicas.

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Disponível em diversas formas, como aveia em flocos, farelo e farinha, cada uma com propriedades distintas.

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A aveia pode ser incorporada em saladas de frutas, massas de pães, sucos, tortas, biscoitos, bolos e até mesmo como mingau, sendo consumida de maneiras variadas.

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Publicado em 24 de novembro de 2023.