Suga açúcar do sangue, emagrece e extrai colesterol: 8 benefícios da goiaba à saúde

Por Samantha Cerquetani

Comer uma goiaba por dia, com casca, desde que higienizada, pode fazer milagres à sua saúde, segundo especialista. Confira a seguir 8 benefícios da fruta!

iStock

Melhora a saúde do coração: Fibras, potássio, vitamina C e licopeno ajudam a manter níveis saudáveis de colesterol, regulam batimentos cardíacos e pressão arterial.

iStock

Indicada para quem tem diabetes: Rico em fibras, a goiaba controla os níveis de açúcar no sangue, mas deve ser consumida com moderação devido ao teor de açúcares.

iStock

Aumenta a imunidade: Vitamina C da goiaba protege o organismo contra inflamações e infecções, sendo quatro vezes mais potente que a laranja nesse aspecto.

iStock

Retarda o envelhecimento: O licopeno presente na goiaba vermelha protege contra raios ultravioletas, prevenindo o envelhecimento precoce e incentivando a produção de colágeno.

iStock

Melhora a visão: Vitamina A e C na goiaba ajudam a prevenir problemas oculares como catarata e degeneração macular, evitando a cegueira noturna.

iStock

Recomendada para gestantes: Rica em nutrientes como vitaminas C e E, flavonoides e ácido fólico, a goiaba melhora o sistema imunológico e previne defeitos no tubo neural do feto.

iStock

Melhora o funcionamento cerebral: Vitaminas B3 e B6 estimulam a função cognitiva, aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro e o potássio ajuda na condutividade elétrica, melhorando raciocínio e memória.

iStock

Proporciona saciedade: Alto teor de fibras na goiaba ajuda a manter a sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso quando aliada a uma dieta equilibrada.

iStock

Benefícios das folhas de goiabeira: Chás e extrato de folhas possuem substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes.

NIKOLAY OSMACHKO

Alívio das cólicas menstruais: Estudos preliminares sugerem que o extrato de folha de goiaba pode reduzir a intensidade da dor nas cólicas menstruais.

Getty Images/iStockphoto

Possível combate ao câncer: Estudos indicam que o extrato de folha de goiaba possui efeitos anticâncer, mas são necessárias mais pesquisas em humanos para comprovar esse benefício.

iStock

In natura é a melhor forma de consumir a goiaba, mas pode ser usada em receitas, geleias, doces, sorvetes e até mesmo substituir o tomate em molhos.

iStock

A goiabada, presente no doce Romeu e Julieta, é rica em açúcar e calórica, sendo recomendado consumo moderado.

Getty Images/iStockphoto

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 05 de dezembro de 2023.