Comer uma goiaba por dia, com casca, desde que higienizada, pode fazer milagres à sua saúde, segundo especialista. Confira a seguir 8 benefícios da fruta!
Melhora a saúde do coração: Fibras, potássio, vitamina C e licopeno ajudam a manter níveis saudáveis de colesterol, regulam batimentos cardíacos e pressão arterial.
Indicada para quem tem diabetes: Rico em fibras, a goiaba controla os níveis de açúcar no sangue, mas deve ser consumida com moderação devido ao teor de açúcares.
Aumenta a imunidade: Vitamina C da goiaba protege o organismo contra inflamações e infecções, sendo quatro vezes mais potente que a laranja nesse aspecto.
Retarda o envelhecimento: O licopeno presente na goiaba vermelha protege contra raios ultravioletas, prevenindo o envelhecimento precoce e incentivando a produção de colágeno.
Melhora a visão: Vitamina A e C na goiaba ajudam a prevenir problemas oculares como catarata e degeneração macular, evitando a cegueira noturna.
Recomendada para gestantes: Rica em nutrientes como vitaminas C e E, flavonoides e ácido fólico, a goiaba melhora o sistema imunológico e previne defeitos no tubo neural do feto.
Melhora o funcionamento cerebral: Vitaminas B3 e B6 estimulam a função cognitiva, aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro e o potássio ajuda na condutividade elétrica, melhorando raciocínio e memória.
Proporciona saciedade: Alto teor de fibras na goiaba ajuda a manter a sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso quando aliada a uma dieta equilibrada.
Benefícios das folhas de goiabeira: Chás e extrato de folhas possuem substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes.
Alívio das cólicas menstruais: Estudos preliminares sugerem que o extrato de folha de goiaba pode reduzir a intensidade da dor nas cólicas menstruais.
Possível combate ao câncer: Estudos indicam que o extrato de folha de goiaba possui efeitos anticâncer, mas são necessárias mais pesquisas em humanos para comprovar esse benefício.
In natura é a melhor forma de consumir a goiaba, mas pode ser usada em receitas, geleias, doces, sorvetes e até mesmo substituir o tomate em molhos.
A goiabada, presente no doce Romeu e Julieta, é rica em açúcar e calórica, sendo recomendado consumo moderado.
Para mais informações, acesse VivaBem.