Suga açúcar do sangue, absorve colesterol e reduz risco de Alzheimer: os benefícios do azeite à saúde

Por Samantha Cerquetani

O azeite é extraído da azeitona: Esse fruto da oliveira, uma das árvores mais antigas do mundo, é cultivado há milênios.

Getty Images/iStockphoto

Existem variedades, sendo o extravirgem considerado o mais saudável, com sabor e aroma definidos. Virgem e refinado também são categorias com características específicas.

Getty Images/iStockphoto

O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos.

Getty Images

O azeite possui propriedades antioxidantes que contribuem para benefícios à saúde.

iStock

Anti-inflamatório natural: Estudos indicam que o azeite extravirgem possui compostos anti-inflamatórios naturais, comparáveis aos do ibuprofeno.

iStock

Prevenção de doenças cardíacas: Ácidos graxos monoinsaturados no azeite contribuem para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), prevenindo doenças cardiovasculares.

iStock

Redução do risco de diabetes: Consumir azeite de oliva foi associado a uma redução significativa na incidência de diabetes tipo 2, segundo estudos.

iStock

Proteção cerebral: Antioxidantes no azeite estão ligados à preservação do cérebro, prevenindo danos causados por AVCs e contribuindo para funções cognitivas.

iStock

Alívio da artrite reumatoide: O consumo de azeite está relacionado à redução da dor crônica e rigidez nas articulações de pessoas com artrite reumatoide.

iStock

Benefícios para os ossos: A oleuropeína no azeite ajuda a aumentar a quantidade de osteoblastos, células formadoras de tecido ósseo, favorecendo a saúde dos ossos.

iStock

Possível redução do risco de depressão: Estudos sugerem que dietas ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, como as presentes no azeite, estão associadas a um menor risco de depressão.

iStock

Prevenção da colite ulcerativa: O consumo de azeite pode reduzir o risco dessa doença inflamatória intestinal, atribuído ao ácido oleico presente no azeite.

iStock

Efeito antioxidante contra o envelhecimento: O azeite contém antioxidantes que combatem radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce das células.

iStock

Pesquisas exploram possíveis benefícios do azeite na prevenção do Alzheimer, combate ao câncer, ação antibacteriana e como coadjuvante no controle do peso. Consumo recomendado é de até duas colheres de sopa por dia.

iStock

Para mais informações e dicas de saúde como essa, acesse VivaBem.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 14 de dezembro de 2023.