Suga açúcar do sangue, melhora digestão e aumenta energia: os benefícios da beterraba à saúde

Por Samantha Cerquetani

A beterraba se destaca como fonte de manganês, potássio e folato. Além disso, possui vitaminas C e do complexo B, ácido fólico, carotenoides, betacaroteno e betalaína.

Getty Images

Esse vegetal cozido possui cerca de 32 kcal em cada 100 g e apresenta muitas fibras. Veja detalhes sobre os benefícios da beterraba a seguir.

Stefan Tomic/Getty Images/iStockphoto

Controla a pressão

Consumir beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial. Isso ocorre devido à presença de uma substância chamada nitrato, que melhora a dilatação das veias e a passagem do oxigênio.
iStock

Desempenho físico

Mais uma vez, os nitratos são responsáveis por um benefício: consumir o alimento melhora o desempenho das mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia.
iStock

Sistema digestivo

A beterraba é uma fonte de fibras, o que melhora a digestão. Com isso, previne também problemas como constipação e doenças inflamatórias intestinais.
Getty Images

Função cerebral

Estudos mostram que a beterraba pode melhorar a função cerebral e as habilidades cognitivas. Os nitratos aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro. Sendo assim, o órgão passa a funcionar melhor.
iStock

Promove saciedade

A presença das fibras ajuda a aumentar a saciedade e assim diminuir a ingestão de calorias. Por isso, pode auxiliar no processo de emagrecimento.
iStock

Diminui a glicose

Devido à presença de antioxidantes, a beterraba contribui para diminuir os níveis de glicose no sangue. Também aumenta a sensibilidade à insulina, o que faz bem para quem tem diabetes.
iStock

Contraindicações

iStock

Quem tem pressão baixa ou toma medicamentos para pressão alta precisa checar com o médico se há alguma contraindicação em consumir o alimento regularmente.

Getty Images

Além disso, quem tem pedras nos rins precisa evitar consumir em excesso, uma vez que a beterraba possui oxalatos, o que pode aumentar o problema de saúde.

iStock
Publicado em 08 de março de 2024.

Veja Também