SUCOS PARA AUMENTAR CONCENTRAÇÃO: veja bebidas estimulantes para o cérebro

Por Janaína Silva

Para aumentar o nível de alerta e concentração, o café é a primeira bebida que vem à mente, certo?

iStock

Mas ele não é a única com ação estimulante. Chás, sucos naturais e até água podem otimizar o funcionamento do cérebro.

Getty Images

Dependendo da combinação de vegetais e ervas, essas bebidas auxiliam a memória e têm papel na prevenção de doenças.

Thinkstock

Muitas das misturas são ricas em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes que colaboram no funcionamento do cérebro e reduzem danos nos neurônios, por exemplo.

Getty Images

A seguir, veja bebidas que otimizam o funcionamento cerebral.

iStock

Água

Pixabay

É fundamental para o desempenho cerebral, favorecendo o foco e a cognição. Estudos mostram que o consumo de água chega a aumentar o desempenho cognitivo em até 20%.

iStock

Café

iStock

A cafeína é um estimulante, melhora o nível de atenção e concentração. O cuidado deve ser em pessoas que têm quadros de ansiedade ou desatenção atenuada.

Tyler Nix

Chocolate quente

Cavan Images/Getty Images/Cavan Images RF

À base de cacau, que é rico em flavonoides --compostos ativos que têm ação direta nas células, inclusive as cerebrais--, contribui para aumentar a atenção e agilidade.

Natasha Breen/Getty Images/EyeEm

Sucos

iStock

De frutas cítricas, que apresentam alta concentração de vitamina C e diversos tipos de flavonoides, estimulam a memória e o aprendizado.

iStock

Os de frutas vermelhas, como mirtilo, framboesa, amora e morango, ricas em antioxidantes, podem proteger o cérebro de danos e auxiliar na saúde da memória.

Getty Images

Sucos de vegetais verde-escuros contêm vitamina E, carotenoides e flavonoides, nutrientes que ajudam a proteger contra a demência.

iStock

Chá verde

iStock

A presença da cafeína ajuda a deixar as pessoas mais alertas. Além disso, melhora a fixação e a atenção. O consumo contínuo favorece a memória de curto prazo.

iStock
Publicado em 01 de dezembro de 2023.