VEJA O QUE COMER!

Sinais de falta de fibra: 5 sinais de que seu corpo precisa de mais fibras

As fibras são um tipo de carboidrato de origem vegetal essencial para o bom funcionamento do intestino
iStock
Existem dois tipos de fibras. As insolúveis não se diluem em água e permanecem intactas no trato gastrointestinal
iStock
Elas são encontradas principalmente nos derivados de grãos inteiros, como nos farelos, e também nas verduras
iStock
Já as solúveis se dissolvem em água, formando um gel com os alimentos, facilitando a digestão
Getty Images/iStockphoto
Além disso, impedem a absorção de gorduras, como o colesterol, além de atuarem na prevenção de doenças
Getty Images/iStockphoto
Elas são normalmente encontradas em frutas, farelo de aveia, cevada e leguminosas
iStock
A recomendação diária de fibras é de 20g a 35g. Porém, segundo o IBGE, a ingestão diária dos brasileiros é de cerca de 15g
iStock
Isso se dá muito por conta da preferência por alimentos processados, pobres em fibras, além da queda no consumo de feijão
iStock
E você, sabe se a sua ingestão pessoal de fibras está adequada? A seguir, veja alguns sinais que podem indicar que não
iStock
1. Pouca energia
O carboidrato simples oferece um pico de energia. Mas essa energia é rapidamente consumida ou armazenada como gordura
Getty Images
Alimentos ricos em fibras fazem com que a energia seja liberada de forma mais estável e lenta - e a energia se mantém constante
iStock
2. Fome constante
Alimentos pobres em fibra são absorvidos rapidamente. Já os ricos em fibras demoram mais e garantem mais saciedade
iStock
3. Dificuldade em perder peso
Alimentos sem fibras são digeridos rapidamente e exigem menos mastigação, ao contrário dos ricos em fibras
Getty Images/iStockphoto
4. Constipação
As fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino. Sem elas, é constipação na certa
iStock
5. Exames ruins
As fibras ajudam a prevenir doenças como obesidade, diabetes tipo 2, diverticulite e até alguns tipos de câncer
iStock
LEIA A REPORTAGEM COMPLETA
iStock
Publicado em 27 de julho de 2023.