Está doendo?

Conheça remédios caseiros para aliviar a dor de garganta

Getty Images
Ar seco. Inverno. Pandemia. Estresse. Ansiedade. Tudo isso junto e pá: lá vem a dor de garganta. Quando não é relacionada a uma inflamação, o tratamento costuma ser rápido e simples, podendo ser realizado, inclusive, com ingredientes que temos em casa - sim, o chá poderoso da sua avó pode causar um efeito positivo...
iStock

Beba água

Aposte na hidratação para lubrificar a garganta e melhorar a expectoração. Sucos, sopas e chás também podem entrar nessa conta. Use e abuse.
iStock

Calmantes naturais

Alguns alimentos, como limão, gengibre, mel e camomila têm benefícios extras por possuírem vitaminas e antioxidantes importantes e exercerem efeito calmante, mas não devem ser consumidos só quando o desconforto aparece, já que o organismo demora para absorver as substâncias. O consumo frequente pode trazer benefícios no futuro.
iStock

É amargo, mas faz bem

Use própolis, apesar do gosto amargo, ele é um ótimo amigo nessa hora por causa do efeito anti-inflamatório. Valem também as balinhas de própolis ou gengibre.
iStock

Gargarejo

Gargarejo só com água morna é bem-vindo. Nada de usar sal, bicarbonato ou vinagre.
iStock

E lenço com álcool no pescoço?

Coisa de vó, né? Apesar de muita gente relatar que sente alívio por conta da sensação de calor que o álcool provoca - ele esquenta a região e acaba forçando o organismo a levar mais sangue para lá -, isso se dá apenas momentaneamente.
Priscila Barbosa

Busque a causa

É importante investigar quais fatores causam a irritação na garganta. As mais comuns são: ar seco (use umidificadores, um balde com água no ambiente e hidrate-se bem); alergias (faça a higiene do ambiente, remova tapetes, bichos de pelúcia e mantenha o local arejado); refluxo (evite substâncias ácidas, como café, vinagre e chocolate) e cigarro.
iStock

Quando ir ao médico?

A dor persistente costuma ser o primeiro indicativo de que o quadro é mais sério. De acordo com os especialistas, outros sinais para os quais você deve atentar-se são: febre; dor no corpo; dificuldade para abrir a boca e presença de pus.
iStock
Publicado em 02 de julho de 2020.
Montagem e edição: Bárbara Paludeti. Fontes: reportagens de Giulia Granchi e Renata Turbiani.