Regula pressão, evita osteoporose e emagrece: os benefícios medicinais da amora à saúde

Por Cecilia Felippe Nery

De sabor doce e, ao mesmo tempo, azedo, a amora é uma das frutas mais apreciadas no mundo.

iStock

Além de deliciosa, é versátil, rica em nutrientes e proporciona benefícios à saúde, sendo bastante conhecida pelas suas propriedades medicinais.

Alpaksoy/Getty Images/iStockphoto

Veja os benefícios da amora para a saúde a seguir:

iStock

Previne o envelhecimento precoce

iStock

A fruta ajuda a evitar a formação dos radicais livres e a prevenir o envelhecimento celular, por ser rica em antioxidantes, substâncias cuja função é proteger as células.

iStock

Melhora o funcionamento do intestino

Norberto Vega/Divulgação

O consumo de amora ajuda a regular o trânsito intestinal e a evitar a prisão de ventre, por ser uma excelente fonte de fibras e de água. Uma xícara (chá) de amoras, por exemplo, fornece aproximadamente 8 gramas de fibras.

iStock

Ajuda na saciedade

Getty Images

Por conter fibras e poucas calorias, a amora produz sensação de saciedade, assegurando uma absorção mais lenta dos nutrientes e, assim, auxiliando no controle do peso.

iStock

Faz bem aos ossos

iStock

A amora contribui no fortalecimento dos ossos, por ser rica em cálcio. Consumida pura ou na forma de chá feito a partir das folhas, a fruta ajuda a garantir a força dos ossos e a prevenir a osteoporose.

Oleh Veres/iStock

É benéfica para o coração

Reuters/ Alexey Malgavko

Na amora-preta, a presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenóides, atuam na prevenção e combate de doenças crônicas como doenças cardiovasculares.

iStock

Regula a pressão arterial

Divulgação

Contém ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados. Estudos apontaram que dietas ricas em gordura monoinsaturada diminuem os níveis de açúcar no sangue, triglicerídeos, peso e pressão arterial.

iStock

Fortalece o sistema imunológico

iStock

A vitamina C presente na fruta fortalece o sistema imunológico, ao estimular a produção de linfócitos e glóbulos brancos, e ajuda o corpo a lidar com processos inflamatórios causados por doenças e infecções.

iStock

Melhora o humor

iStock

Além disso, essa vitamina auxilia no raciocínio e no bem-estar ao contribuir com a síntese de neurotransmissores como serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina.

iStock

A amora pode ser consumida de diversas formas, desde a fruta, até sucos, chás, bolos e outras sobremesas que a utilizem em sua composição.

Thifany Mendonça

Entretanto, o consumo deve ser reduzido no terceiro trimestre da gestação, pois pode prejudicar a formação dos vasos sanguíneos do coração do bebê.

Pollyana Ventura/iStock
Publicado em 09 de fevereiro de 2024.