Combate infecção urinária, evita cáries e amplia imunidade: os benefícios do cranberry à saúde

Por VivaBem

O cranberry, também chamado de oxicoco, é nativo do hemisfério Norte. Seu nome em inglês, crane berry, refere-se ao formato da flor, semelhante à cabeça de um pássaro.

iStock

O fruto é branco quando imaturo e torna-se vermelho-escuro ao amadurecer. No Brasil, é pouco consumido devido ao preço e pode ser encontrado em sucos, polpas, pó e cápsulas.

iStock

Rico em vitamina C, fibras, ácidos orgânicos (cítrico, ascórbico), antioxidantes (flavonoides) e sais minerais, como magnésio, ferro, cálcio e selênio.

iStock

Benefício contra infecções urinárias; As proantocianidinas impedem a adesão de bactérias, como E. coli, à parede da bexiga, prevenindo cistites e infecções urinárias.

iStock

Saúde estomacal e bucal; Ajuda a evitar gastrite e úlceras ao impedir a fixação da Helicobacter pylori. Também combate bactérias bucais, como Streptococcus mutans, prevenindo cáries.

iStock

Saúde cardiovascular; O cranberry contém polifenois com ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir o colesterol LDL, a pressão arterial e os riscos de doenças do coração.

iStock

Sistema intestinal e envelhecimento; Fonte de fibras, melhora o trânsito intestinal. Sua alta concentração de vitamina C combate os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce.

iStock

Prevenção de gripes e resfriados; A vitamina C e E presentes no cranberry fortalecem o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

iStock

Estudos e evidências científicas; Pesquisas indicam que o cranberry reduz infecções urinárias, melhora a função vascular e combate a oxidação lipídica, beneficiando mulheres com síndrome metabólica.

iStock

Pode ser consumido em sucos, cápsulas ou desidratado. A recomendação é de 100g ou 200-480ml de suco por dia. Excesso pode causar problemas em pessoas com alergia a aspirina ou histórico de cálculo renal.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 17 de dezembro de 2024.

Veja Também