Remove toxinas do fígado, reduz colesterol e controla glicemia: os benefícios da alcachofra à saúde

Por Samantha Cerquetani

Planta nativa do Mediterrâneo, a alcachofra foi introduzida no Brasil por imigrantes italianos no século 20.

iStock

A alcachofra contém 86,5% de água, proteínas, carboidratos, vitaminas A, C e B2, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Mauro Holanda/Divulgação

Uma unidade cozida de alcachofra possui cerca de 60 calorias, sendo uma opção saudável e de baixa caloria. Entenda os benefícios na sequência.

Junior Lago/UOL

O extrato (comprimidos) oferece os mesmos benefícios da planta in natura, sendo popular na suplementação alimentar.

Expo São Roque

Reduz o Colesterol: O extrato de alcachofra diminui o colesterol LDL devido aos flavonoides, cinarina e inulina, que ajudam a eliminar gorduras.

iStock

Melhora a Saúde do Fígado: Estimula a produção de bile e remove toxinas do fígado, além de proteger contra danos hepáticos.

iStock

Benefícios Digestivos: Melhora a digestão, acelera o movimento intestinal, combate intoxicações alimentares e protege a flora intestinal.

iStock

Controle da Glicemia: Suas fibras e inulina ajudam a reduzir a glicose no sangue, contribuindo na prevenção e controle de diabetes.

Igor Alecsander/Getty Images

Diminui a Pressão Arterial: Rica em potássio, a alcachofra ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.

iStock

Auxilia na Perda de Peso: Suas fibras aumentam a saciedade, ajudando no processo de emagrecimento quando combinada com hábitos saudáveis.

iStock

Efeitos Anticancerígenos (em estudo): Polifenóis e flavonoides presentes na alcachofra podem ajudar a combater radicais livres e impedir o crescimento de células cancerosas, mas estudos em humanos são limitados.

iStock

Cuidados e Contraindicações: Gestantes e lactantes devem evitar o consumo, e pessoas que usam diuréticos devem ter cautela. Em excesso, pode ser neurotóxica, e seu uso como fitoterápico deve ser supervisionado.

Pollyana Ventura/iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 11 de outubro de 2024.

Veja Também