Queda de cabelo e mau humor são sinais de alerta para saúde; saiba mais

Por Danielle Sanches

A frase "você é o que você come" pode ser batida, mas guarda seu fundo de verdade. Isso porque o nosso corpo responde de forma direta ao que comemos.

iStock

O corpo, como um todo, costuma dar alguns sinais --às vezes bem claros -- quando a alimentação está deixando a desejar. Confira alguns deles:

iStock

1. Cabelo caindo ou enfraquecido

iStock

Fios sem brilho, com aspecto quebradiço, ou até finos e ficando em menor quantidade podem indicar não uma, mas várias deficiências nutricionais.

iStock

A falta de proteína, por exemplo, pode prejudicar a síntese de queratina e colágeno, essenciais para a proliferação dos folículos capilares.

iStock

2. Unhas fracas

iStock

Além das proteínas, do zinco e do selênio, já citados, outra deficiência que acaba impactando nas unhas é a falta de ferro. Outra deficiência que costuma aparecer é a da vitamina B12.

iStock

3. Pele ressecada e/ou manchada

iStock

Vitaminas do complexo B, ácido fólico e ferro são alguns dos nutrientes que podem afetar a saúde da pele --além, é claro, dos já citados zinco e selênio, que influenciam diretamente na produção de colágeno e elastina do tecido.

iStock

4. Cansaço e falta de disposição

Getty Images

É o sintoma mais comum de quem apresenta deficiência de ferro. Isso porque ele é o principal componente da hemoglobina, célula do sangue responsável por levar o oxigênio para todo o corpo. Sem isso, perdemos oxigenação em todos os tecidos.

iStock

5. Mau humor

iStock

Neste caso, o mais comum é que o estrago seja causado por dietas restritivas. A influência da comida no emocional provoca o chamado estresse oxidativo no organismo, que atinge também o cérebro.

iStock

6. Dor no estômago

iStock

A sobrecarga de gorduras e açúcares desequilibra a produção de ácido pelo estômago. Resultado: maiores chances de desenvolver uma gastrite ou até uma úlcera.

iStock

7. Intestino preso

iStock

Quando é relacionado à alimentação, o intestino preso costuma ser provocado pela falta de fibras na alimentação. Já a formação de gases pode estar ligada a uma disbiose.

iStock

8. Zumbido no ouvido

iStock

É um dos quadros em que há inúmeras possibilidades a se considerar --e uma das causas, veja só, pode ser a alimentação. Excesso de cafeína, ou bebidas estimulantes como chá verde ou que contenham taurina, costumam acentuar o problema.

Getty Images/iStockphoto

É importante lembrar que esses sintomas geralmente não aparecem sozinhos --ou seja, é comum aparecer queda de cabelo e cansaço em quem tem falta de ferro, por exemplo.

Getty Images

Por isso, é essencial procurar um médico caso os sintomas estejam se prolongando por muito tempo.

iStock
Publicado em 22 de dezembro de 2023.