O coentro é uma erva aromática de sabor marcante, usada em diversas culinárias do mundo, rica em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro e potássio.
Ajuda na saúde do coração por conter magnésio, potássio e ácidos graxos, além de reduzir o uso de sal nas refeições, o que contribui para controlar a pressão e o colesterol.
Fortalece o sistema imunológico com seus antioxidantes e vitaminas, aumentando a proteção do organismo contra vírus, bactérias e fungos.
Protege o cérebro com suas propriedades anti-inflamatórias, podendo prevenir doenças como Alzheimer e reduzir estresse e ansiedade graças às vitaminas do complexo B e magnésio.
Favorece o funcionamento do intestino, pois contém fibras que estimulam o trânsito intestinal e ajudam a combater a prisão de ventre.
Auxilia na digestão ao reduzir gases, náuseas e estimular enzimas digestivas, sendo um tradicional aliado para o bem-estar gastrointestinal.
Melhora a saúde da pele ao combater o envelhecimento precoce e proteger contra danos solares, devido à ação antioxidante da erva.
Ajuda a controlar a glicemia por ativar enzimas que diminuem o açúcar no sangue, sendo uma boa aliada para diabéticos quando consumida com moderação.
Igor Alecsander/Getty Images
Embora segura para a maioria, o coentro pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis, e sua rejeição pode ter origem genética, ligada ao gene OR6A2.
Para saber mais, acesse VivaBem.